O pensamento de Beatriz Nascimento : análise do longa-metragem Ôrí (1989)
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho analisa o longa-metragem Ôrí (GERBER, 1989) a partir do pensamento de Maria Beatriz do Nascimento (1942-1995), historiadora, militante e poetisa negra, que foi responsável pelo texto e narração do longa. Analisamos sua teoria e trajetória, sobretudo sua construção sobre Quilombo e o seu entendimento de continuum histórico. Também buscamos alçar Ôrí como uma obra do Cinema Negro Brasileiro, estabelecendo diálogos entre as perspectivas apresentadas no longa e a história do Cin ...
O presente trabalho analisa o longa-metragem Ôrí (GERBER, 1989) a partir do pensamento de Maria Beatriz do Nascimento (1942-1995), historiadora, militante e poetisa negra, que foi responsável pelo texto e narração do longa. Analisamos sua teoria e trajetória, sobretudo sua construção sobre Quilombo e o seu entendimento de continuum histórico. Também buscamos alçar Ôrí como uma obra do Cinema Negro Brasileiro, estabelecendo diálogos entre as perspectivas apresentadas no longa e a história do Cinema Negro no Brasil, as noções de imagem e representação para a população negra e a trajetória de um de seus grandes expoentes e referências, Zózimo Bulbul. Esta dissertação está desenvolvida em três capítulos. No primeiro, se apresenta a construção teórica de Beatriz Nascimento, enquanto historiadora; no segundo capítulo, o debate se estrutura a partir do Cinema Negro, tratando sua história, conceito e diálogo com o Cinema Novo; por fim, no terceiro capítulo, debatemos sobre o Quilombo em Ôrí, aprofundando a análise da relação entre a teoria de Beatriz e a composição do longa. ...
Abstract
The present work analyzes the feature film Ôrí (GERBER, 1989) based on the thought of Maria Beatriz do Nascimento (1942-1995), black historian, activist and poet, who was responsible for the text and narration of the feature film. We analyze her theory and trajectory, especially her construction about Quilombo and her understanding of historical continuum. We also seek to raise Ôrí as a work of Brazilian Black Cinema, establishing dialogues between the perspectives presented in the feature film ...
The present work analyzes the feature film Ôrí (GERBER, 1989) based on the thought of Maria Beatriz do Nascimento (1942-1995), black historian, activist and poet, who was responsible for the text and narration of the feature film. We analyze her theory and trajectory, especially her construction about Quilombo and her understanding of historical continuum. We also seek to raise Ôrí as a work of Brazilian Black Cinema, establishing dialogues between the perspectives presented in the feature film and the history of Black Cinema in Brazil, the notions of image and representation for the black population and the trajectory of one of its great exponents and references, Zózimo Bulbul. This dissertation is developed in 3 chapters, where in the first presents the theoretical construction of Beatriz Nascimento, as a historian; in the second chapter, the debate is structured from Black Cinema, dealing with its history, concept and dialogue with Cinema Novo; and in the third chapter we discuss Quilombo in Ôrí, deepening the analysis of the relationship between Beatriz's theory and the composition of the feature film. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7637)História (667)
Este item está licenciado na Creative Commons License
