Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMéndez, Natalia Pietrapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alessandra dos Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T03:39:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266033pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o longa-metragem Ôrí (GERBER, 1989) a partir do pensamento de Maria Beatriz do Nascimento (1942-1995), historiadora, militante e poetisa negra, que foi responsável pelo texto e narração do longa. Analisamos sua teoria e trajetória, sobretudo sua construção sobre Quilombo e o seu entendimento de continuum histórico. Também buscamos alçar Ôrí como uma obra do Cinema Negro Brasileiro, estabelecendo diálogos entre as perspectivas apresentadas no longa e a história do Cinema Negro no Brasil, as noções de imagem e representação para a população negra e a trajetória de um de seus grandes expoentes e referências, Zózimo Bulbul. Esta dissertação está desenvolvida em três capítulos. No primeiro, se apresenta a construção teórica de Beatriz Nascimento, enquanto historiadora; no segundo capítulo, o debate se estrutura a partir do Cinema Negro, tratando sua história, conceito e diálogo com o Cinema Novo; por fim, no terceiro capítulo, debatemos sobre o Quilombo em Ôrí, aprofundando a análise da relação entre a teoria de Beatriz e a composição do longa.pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyzes the feature film Ôrí (GERBER, 1989) based on the thought of Maria Beatriz do Nascimento (1942-1995), black historian, activist and poet, who was responsible for the text and narration of the feature film. We analyze her theory and trajectory, especially her construction about Quilombo and her understanding of historical continuum. We also seek to raise Ôrí as a work of Brazilian Black Cinema, establishing dialogues between the perspectives presented in the feature film and the history of Black Cinema in Brazil, the notions of image and representation for the black population and the trajectory of one of its great exponents and references, Zózimo Bulbul. This dissertation is developed in 3 chapters, where in the first presents the theoretical construction of Beatriz Nascimento, as a historian; in the second chapter, the debate is structured from Black Cinema, dealing with its history, concept and dialogue with Cinema Novo; and in the third chapter we discuss Quilombo in Ôrí, deepening the analysis of the relationship between Beatriz's theory and the composition of the feature film.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNascimento, Beatriz, 1942-1995pt_BR
dc.subjectBeatriz Nascimentoen
dc.subjectCinema negropt_BR
dc.subjectÔríen
dc.subjectQuilombospt_BR
dc.subjectQuilomboen
dc.subjectBlack cinemaen
dc.titleO pensamento de Beatriz Nascimento : análise do longa-metragem Ôrí (1989)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186323pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples