Indicador da viabilidade de customização em massa de produtos indutriais
Visualizar/abrir
Data
2004Tipo
Assunto
Resumo
Customização em massa (CM) é um conceito criado por Davis (1989) para descrever um novo paradigma em gestão da produção, onde o objetivo é atender a demanda por produtos e serviços individualizados. A CM permite oferecer produtos customizados a preços similares aos de itens produzidos em massa. Neste artigo, propõe-se um índice que mede a viabilidade da customização em massa de produtos industriais. O índice proposto permite estabelecer um ranking de customização para as características de um p ...
Customização em massa (CM) é um conceito criado por Davis (1989) para descrever um novo paradigma em gestão da produção, onde o objetivo é atender a demanda por produtos e serviços individualizados. A CM permite oferecer produtos customizados a preços similares aos de itens produzidos em massa. Neste artigo, propõe-se um índice que mede a viabilidade da customização em massa de produtos industriais. O índice proposto permite estabelecer um ranking de customização para as características de um produto; quanto melhor posicionada a característica no ranking, mais facilmente ela se adaptará à Customização em Massa. O índice proposto é operacionalizado através de uma utilização inédita da matriz do DFQ (Desdobramento da Função Qualidade) onde, através de operações matriciais, efetuam-se operações inversas às operações usuais do DFQ. Um estudo de caso é apresentado para ilustrar a técnica proposta. ...
Abstract
Mass customization (MC) is a concept created by Davis (1989) to describe a new paradigm in production management that aims to fulfill the demand for tailor-made products and services. MC enables the delivery of customized products at prices similar to mass-produced items. This article proposes a customization index to estimate the viability of implementing MC systems. The index establishes a ranking of customizability for different characteristics of a product; that is based on three variables ...
Mass customization (MC) is a concept created by Davis (1989) to describe a new paradigm in production management that aims to fulfill the demand for tailor-made products and services. MC enables the delivery of customized products at prices similar to mass-produced items. This article proposes a customization index to estimate the viability of implementing MC systems. The index establishes a ranking of customizability for different characteristics of a product; that is based on three variables that are customer requirements, supplier delivery flexibility, and production flexibility. The MC index is implemented through an original application of the Quality Function Deployment (QFD) matrix. A case study illustrates the method proposed. ...
Contido em
Produto e producao. Porto Alegre, RS. Vol. 7, n. 1 (mar. 2004), p. 3-18
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Engenharias (2438)
Este item está licenciado na Creative Commons License