Navegação TCC Ciências Sociais por Assunto "Ensino médio"
Resultados 1-20 de 42
-
Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]A Sociologia é um instrumento necessário para compreender nossa sociedade plural e seu ensino deve fazer com que os alunos tenham condições de analisar fenômenos sociais, estranhando-os, desnaturalizando-os e transformando ... -
Colégio estadual Japão : etnografia sobre uma escola pública do ensino médio voltado às classes populares na EJA
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O tema da pesquisa sobre o qual procurei dedicar-me está situado na área de Educação de Jovens e Adultos e Relações de Classes Populares. Mais especificamente, trata sobre a escolarização destinada às classes populares que ... -
A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre a consolidação da Sociologia no contexto de interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico. Busca compreender a concretização da disciplina no conjunto da ... -
A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho abordará, através da pesquisa qualitativa e da revisão teórica, os principais conteúdos abarcados na Constituição Federal de 1988, como: a organização do Estado Brasileiro, a formação do Estado Democrático ... -
(Contra)Tempos na escola : reflexões sobre a vivência do tempo no ensino médio
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]A experiência escolar tem sido objeto de estudos sociológicos nos mais diversificados aspectos que, cada vez mais, apontam para a complexidade do fenômeno. Esse trabalho busca refletir sobre um aspecto ainda pouco explorado ... -
As culturas juvenis e a evasão escolar
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente texto aborda questões relacionadas ao ambiente escolar tais como planejamento curricular, culturas juvenis, relação entre trabalho e escola e evasão escolar, tendo por objetivo debater e problematizar seus ... -
Didática da invenção ou delírios do verbo ensinar : microacontecimentos da docência e luta curricular
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Da experiência de estágio emergem nossas primeiras concepções sobre educar. Essa escrita compartilha relatos de experiências desse percurso, considerando que me defrontei com uma crise de legitimidade do ensino da Sociologia ... -
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Esse trabalho de conclusão inserido no curso de Licenciatura em Ciências Sociais busca refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, trazendo um relato de experiência de estágio docente na disciplina de ... -
Educação sexual na realidade escolar segundo professores e alunos do ensino médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo aborda como professores e alunos entendem a educação sexual, devido às transformações quanto à sexualidade e gênero na contemporaneidade, e à obrigatoriedade e transversalidade da temática em todas as ... -
Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação ... -
Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de licenciatura da Ciências Sociais propõe-se a relatar e analisar o período de estágio docente na disciplina de Sociologia, durante o segundo semestre de 2016, em uma escola tradicional ... -
Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o ... -
O ensino de ciências sociais na implementação do novo ensino médio : os espaços e significados da sociologia nas escolas de Gravataí-RS
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo desta pesquisa exploratória é entender a atuação dos professores de sociologia da cidade de Gravataí, após um ano do início da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), em 2022. O estudo se dá através da análise ... -
O ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplina
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas ... -
O ensino médio do Rio Grande do Sul sob o espírito da reforma e da gestão privada : descrições, experiências e dados de duas escolas públicas de Porto Alegre
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Conclusão de Licenciatura tem por objetivo geral a análise sobre Ensino Médio do Rio Grande do Sul em relação à Reforma, ocorrida em 2016 com a Medida Provisória nº 746 e desdobra-se na Lei 13.415 ... -
Ensino médio EJA, currículo e culturas juvenis
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo abordou relações constituídas (ou não) entre o trabalho pedagógico propos-to junto a alunos que cursam o Ensino Médio EJA e suas identidades culturais, sendo este o seu tema: Ensino Médio EJA, currículo ... -
Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB ... -
Expectativa de longevidade escolar entre concluintes do ensino médio público brasileiro : análise multirrelacional a partir dos microdados do SAEB 2019
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]As expectativas educacionais ou expectativas de futuro entre estudantes estão entre os temas centrais em sociologia da educação. Parte deste interesse se dá pela pronta relação que tal temática possui com estudos sobre ... -
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia ... -
A experiência discente no ensino médio durante a sindemia de Covid-19
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho busca abordar através de relatos de experiências discentes, uma análise dividida em três perspectivas a respeito dos desafios impostos pela sindemia covídica. A análise empírica baseada nas especificidades ...