Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia quali ...
O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia qualitativa, comprova-se a hipótese do estudo: que as mudanças na LDB em 2017 contribuirão para o aumento das desigualdades sociais. ...
Resumen
Este trabajo se propone a estudiar el modelo educacional brasileño, estableciendo un diálogo con las teorías del modelo pedagógico dualista y propedéutico; haciendo una recopilación histórica de los modelos de la educación desde la Reforma Campos, en 1931, hasta la última alteración de la LDB en 2017. Este estudio tiene el objetivo central de analizar las alteraciones de la LDB por la ley Nº 13415/2017, creyendo que la misma retoma la presencia de la dualidad de la enseñanza y de la educación p ...
Este trabajo se propone a estudiar el modelo educacional brasileño, estableciendo un diálogo con las teorías del modelo pedagógico dualista y propedéutico; haciendo una recopilación histórica de los modelos de la educación desde la Reforma Campos, en 1931, hasta la última alteración de la LDB en 2017. Este estudio tiene el objetivo central de analizar las alteraciones de la LDB por la ley Nº 13415/2017, creyendo que la misma retoma la presencia de la dualidad de la enseñanza y de la educación profesional y tecnicista, con una educación que se orienta al mercado de trabajo. A partir de la metodología cualitativa, se comprobó la hipótesis del estudio: los cambios en la LDB en 2017 contribuirán para el aumento de las desigualdades sociales. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (766)
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