Expectativa de longevidade escolar entre concluintes do ensino médio público brasileiro : análise multirrelacional a partir dos microdados do SAEB 2019
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
As expectativas educacionais ou expectativas de futuro entre estudantes estão entre os temas centrais em sociologia da educação. Parte deste interesse se dá pela pronta relação que tal temática possui com estudos sobre longevidade escolar e estratificação social, mas é no interior do campo da sociologia da educação que encontra particular interesse, organizado a partir da tentativa de compreensão das bases geradoras de tais expectativas. Apesar disso, tem-se atualmente a compreensão de que se t ...
As expectativas educacionais ou expectativas de futuro entre estudantes estão entre os temas centrais em sociologia da educação. Parte deste interesse se dá pela pronta relação que tal temática possui com estudos sobre longevidade escolar e estratificação social, mas é no interior do campo da sociologia da educação que encontra particular interesse, organizado a partir da tentativa de compreensão das bases geradoras de tais expectativas. Apesar disso, tem-se atualmente a compreensão de que se trata de um processo formativo influenciado por múltiplos fatores, seja de ordem socioeconômica e cultural, como por diversos tipos de condicionantes relacionados à trajetória do estudante, além de variáveis contextuais e escolares. No Brasil, são poucos são os estudos quantitativos em nível nacional que buscam analisar a interação entre esses fatores, indicando oportunidade de aprofundamento sobre o conjunto multirrelacional associado à formação das expectativas de longevidade escolar, conforme literatura corrente. Aciona-se uma perspectiva teórica que busca desenvolver uma relação entre passado incorporado e presente da ação, articulando contribuições de Bourdieu e Lahire, que articulados, possibilitam uma compreensão mais dinâmica da socialização, ao considerar variações diacrônicas e sincrônicas tanto da formação disposicional quanto dos contextos em que se estruturam as aspirações, escolhas e ações dos indivíduos. O trabalho apresenta uma análise multivariada, considerando tais fatores como preditores do nível de expectativa de futuro entre concluintes do ensino médio público brasileiro. Sequencialmente, apresenta-se o status relacional entre tais fatores, manifestos em efeitos diretos e indiretos. São utilizadas respostas em nível de microdados, de uma amostra de estudantes do ensino médio público brasileiro respondentes do questionário ampliado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), edição de 2019. São mobilizadas a técnica de regressão logística e a modelagem de equação estrutural, que permitiram resultados evidenciadores da associação entre as variáveis elencadas, indicando a pertinência dos fatores socioeconômicos de origem para explicar a expectativa de continuar estudando após a conclusão do ensino médio, não obstante, indica-se haver efeitos mediadores e/ou moderadores entre variáveis não adscritas, como desempenho e práticas estudantis de estudo e leitura, que são susceptíveis a influências do presente da ação e que se interrelacionam com aspectos da situação escolar do estudante, bem como com aspectos de sua trajetória escolar ...
Abstract
Educational expectations or expectations of the future among students are among the central themes in the sociology of education. Part of this interest is due to the close relationship that this topic has with studies on school longevity and social stratification, however, it is within the field of sociology of education that it finds particular interest, organized around the attempt to understand the bases that generate these expectations. Despite this, there is currently an understanding that ...
Educational expectations or expectations of the future among students are among the central themes in the sociology of education. Part of this interest is due to the close relationship that this topic has with studies on school longevity and social stratification, however, it is within the field of sociology of education that it finds particular interest, organized around the attempt to understand the bases that generate these expectations. Despite this, there is currently an understanding that this is a formative process influenced by multiple factors, whether socioeconomic and cultural, or by various types of conditioning factors related to the student's trajectory, as well as contextual and school variables. In Brazil, there are few quantitative studies at a national level that seek to analyze the interaction between these factors, indicating an opportunity to delve deeper into the multi-relational set associated with the formation of school longevity expectations, according to current literature. It uses a theoretical perspective that seeks to develop a relationship between the incorporated past and the present of action, articulating the contributions of Bourdieu and Lahire, which together enable a more dynamic understanding of socialization, by considering diachronic and synchronic variations in both dispositional formation and the contexts in which individuals' aspirations, choices and actions are structured. The paper presents a multivariate analysis, considering these factors as predictors of the level of future expectations among Brazilian public high school graduates. Sequentially, the relational status between these factors is presented, manifested in direct and indirect effects. We used microdata responses from a sample of Brazilian public high school students who answered the 2019 edition of the Basic Education Assessment System (SAEB) extended questionnaire. The logistic regression technique and structural equation modeling were used, which provided results showing the association between the variables listed, indicating the relevance of the socioeconomic factors of origin to explain the expectation of continuing to study after completing high school. However, it is indicated that there are mediating and/or moderating effects between non-attached variables, such as performance and student study and reading practices, which are susceptible to influences from the present of the action and which are interrelated with aspects of the student's school situation, as well as with aspects of their school trajectory. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License