O ensino de ciências sociais na implementação do novo ensino médio : os espaços e significados da sociologia nas escolas de Gravataí-RS
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo desta pesquisa exploratória é entender a atuação dos professores de sociologia da cidade de Gravataí, após um ano do início da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), em 2022. O estudo se dá através da análise e reflexão das falas colhidas em entrevistas individuais de três docentes que lecionam o componente de sociologia na rede estadual de ensino do município. Os resultados desta análise apontam que não houve novos problemas a serem enfrentados pelos professores, mas sim que aque ...
O objetivo desta pesquisa exploratória é entender a atuação dos professores de sociologia da cidade de Gravataí, após um ano do início da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), em 2022. O estudo se dá através da análise e reflexão das falas colhidas em entrevistas individuais de três docentes que lecionam o componente de sociologia na rede estadual de ensino do município. Os resultados desta análise apontam que não houve novos problemas a serem enfrentados pelos professores, mas sim que aqueles já enraizados no sistema de ensino pioraram e fragilizaram mais ainda o componente de sociologia no ensino médio. A piora se dá na sobrecarga dos docentes com a distribuição de componentes ainda mais fragmentada nas escolas, negociações mais difíceis para o trabalho em condições minimamente suportáveis; assim houve mais uma desvalorização da sociologia como componente escolar no NEM. Tudo isso com impacto direto sobre a qualidade de ensino e na pedagogia dos profissionais. O que por fim, pode-se afirmar, dificulta o desenvolvimento de um pensamento sociológico nos estudantes do ensino médio nas escolas estaduais do RS. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License