Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar sobre a importância das situações lúdicas e o papel do brincar no processo de aprendizagem. O trabalho está embasado, em especial, nos estudos de Adriana Friedmann, Janet R. Moyles, Vera Lúcia B. Santos e Leni V. Dornelles. Ao considerar que a criança não apenas se diverte, ...
O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar sobre a importância das situações lúdicas e o papel do brincar no processo de aprendizagem. O trabalho está embasado, em especial, nos estudos de Adriana Friedmann, Janet R. Moyles, Vera Lúcia B. Santos e Leni V. Dornelles. Ao considerar que a criança não apenas se diverte, mas recria, interpreta e se relaciona com o mundo, entende-se que a situação lúdica é para ela um dos meios principais de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo. A brincadeira é uma fonte de prazer no dia-adia dos pequenos, mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil. Foram utilizados questionários junto a professoras e pais e/ou responsáveis por alunos e realizadas observações da prática docente em escolas públicas e privadas da cidade Taquari/RS. As análises preliminares encaminham-se para a necessidade de professores e pais e/ou responsáveis [re] significarem o brincar ao refletirem sobre os espaços e tempos da ação lúdica no ambiente escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1399)
Este item está licenciado na Creative Commons License