• Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil 

      Pontes, Maria de Fátima Garske (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o cuidar e o educar na Educação Infantil objetivando pensar de que forma a professora em fase final de curso, a partir de sua prática, pensa esse processo. O interesse pelo ...
    • Roda de conversa : trabalhando temas emergentes na EJA 

      Silva, Roséli Bueno da (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A possibilidade de disponibilizar tempo em sala de aula, especificamente na Educação de Jovens e Adultos, para trabalhar com questões existenciais e emergenciais da vida do sujeito, através da Roda de Conversa, constituiu-se ...
    • 'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão 

      Duarte, Vanessa Vidor (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A proposta desta pesquisa é discutir o uso e a adequação de dois modelos curriculares utilizados ainda hoje nas salas de aula: o Modelo Linear-Disciplinar e o Currículo Integrado via Pedagogia de Projetos, com apoio ...
    • Hora de brincar : onde está a professora? 

      Bastos, Taiane dos Reis (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente trabalho objetivo investigar a ação docente nos momentos de brincar livre das crianças de educação infantil. Apresento uma reflexão acerca da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e sobre ...
    • Algumas contribuições da psicanálise para a educação infantil 

      Giaretta, Vanessa (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho se propõe a fazer uma revisão teórica acerca da interlocução entre duas áreas do conhecimento, a Pedagogia e a Psicanálise, a fim de refletir que possíveis contribuições esta segunda pode fazer à constituição ...
    • Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos 

      Guterres, Priscila Guadalupe dos Santos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa analisou a relação estabelecida entre CT (Conselho Tutelar) e escolas. Nos 20 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), de 1990, investiguei sobre práticas sociais contraditórias, as produções acerca ...
    • Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem 

      Medeiros, Jucimara Jaeger Scheffer (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Na educação, nos deparamos com metodologias diferentes, que entendemos ser ideais no processo ensino-aprendizagem. Este estudo tem por finalidade identificar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores ao ...
    • A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola 

      Aguiar, Gislaine Cardoso (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho reflete o significado do termo ‘timidez’ e discute à luz de autores como Vygotsky e Carl Gustav Jung, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Vygotsky traz a contribuição da Psicologia ...
    • A construção do processo de alfabetização através do lúdico 

      Sargenti, Maria Gabriela Ferreira (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho traz uma discussão sobre a construção do processo de alfabetização através do lúdico, relacionado a um estudo de caso observado durante o projeto de estágio curricular obrigatório realizado em uma turma ...
    • O papel do professor na inclusão de alunos especiais na escola pública : um estudo de caso 

      Beltrão, Rosane Rodrigues (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este é um trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRGS, que tem como objetivo, descrever e analisar o caso de inclusão, abordando o tema sobre o papel do professor como mediador na inclusão de alunos portadores de ...
    • Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais 

      Hendler, Maria Aparecida Evaldt Boff (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como tema central a avaliação nas séries iniciais. Mostra que não é nada fácil modificar o processo avaliativo, pois há muitos fatores envolvidos e, para que essa mudança se concretize, é necessário ...
    • O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar 

      Sentinger, Solange Molina (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida através do trabalho em grupo, com uma turma de segundo ano, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Porto ...
    • A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2º ano do II Ciclo do Ensino Fundamental 

      Mistrello, Zinara Birnfeld (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho analisa o uso do software interativo WIKI como braço colaborativo do educador em sala de aula. Tem por objetivo, portanto, verificar os efeitos da aplicação dessa ferramenta tecnológica na aprendizagem ...
    • Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola 

      Khalek, Chanla Antonieta Abdul (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A nossa sociedade está vivendo um período histórico de aceleração econômica e de desenvolvimento globalizado. Em nome dos avanços da ciência, da tecnologia, da produção e do consumo desenfreado, o homem vem desrespeitando ...
    • O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental 

      Hendler, Vanícia Behenck (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas ...
    • “Pica-pau” : um olhar sensível na produção de conhecimento e cultura da criança. 

      Monteiro, Deise Hann (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por finalidade investigar se existem possíveis influências do desenho animado Pica-Pau no comportamento das crianças. A pesquisa apoiou-se em análises referentes ao comportamento infantil diante desse ...
    • Sorriso negro : trabalhando autoestima de alunos negros na educação infantil 

      Dias, Íris Azevedo Acosta (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Considerando a presença do racismo velado no cotidiano escolar, o objetivo desta pesquisa é investigar de que maneira a aplicação da Lei 10.639/2000 através do estudo da cultura africana e afrobrasileira influencia na ...
    • Aplicabilidade de arquitetura pedagógica com alunos de quarta série 

      D’Avila, Magali Brewda (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho trata da aplicabilidade de uma ação pedagógica inovadora conhecida como Arquitetura Pedagógica. Proponho o estudo da aplicação desta prática, já utilizada com alunos de graduação na modalidade de EAD, ...
    • O lúdico como ferramenta pedagógica 

      Carlos, Andréia Mengue (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte ...
    • A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores 

      Oliveira, Edivan Machado de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ...