• Desenvolvimento cognitivo e alfabetização : buscando relações 

      Silva, Marla Ferreira da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo surge das dúvidas suscitadas pela minha atuação como professora alfabetizadora em uma escola Estadual localizada na periferia do município de Porto Alegre. Durante este percurso questionei-me se havia algum ...
    • Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação 

      Felippe, Marília (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo aborda a questão da alfabetização, através de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivo acompanhar e viabilizar ...
    • A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis 

      Acosta, Amanda Alvernoz (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através ...
    • Pesquisa-ação em uma turma de segundo ano 

      Stocco, Liziane da Silva (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo apresenta uma análise teórico-reflexiva sobre alfabetização, proporcionada por uma pesquisa-ação realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A ...
    • Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso 

      Brum, Letícia Loredana Schulz (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho visa mostrar de que forma as práticas de leitura e escrita influenciam no processo de alfabetização. Como referencial teórico, a pesquisa apóia-se nos estudos de Emilia Ferreiro. Os dados para a pesquisa ...
    • Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso 

      Silva, Odila Simone Silva da (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A relevância do jogo no processo de alfabetização tem sido demostrado por diversos autores pois, conforme estudiosos, o jogo é um instrumento didático de suma importância nas práticas educativas em sala de aula, e possibilita ...
    • “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA 

      Evangelista, Ketulen Dietz (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização ...