• O conceito de currículo na formação inicial : percepções de professoras e seu impacto na recontextualização curricular na escola 

      Ramos, Greice Schneider (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Resumo não disponível
    • Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar 

      Pereira, Fernanda Garcia (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho investiga as concepções que estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constroem acerca do tema do currículo escolar. Este é um estudo qualitativo ...
    • “os efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos(as)” 

      Ávila, Andréia Rodrigues de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho apresenta alguns dos efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos, resultantes de observações e constatações sobre a prática de estágio em uma turma de terceiro ...
    • Escola, desempenho, família : relações que se constroem 

      Oliveira, Rejane Petró de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem da criança. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria ...
    • A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental 

      Dias, Luciana da Silva (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este artigo trata de um estudo sobre a importância da Literatura Infantil dentro das séries iniciais no Ensino Fundamental. Durante esse processo foram utilizados instrumentos metodológicos como, por exemplo: observações, ...
    • A literatura infantil na formação de futuros leitores 

      Gonçalves, Nair Marili Monroe (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de ...
    • A participação da família no processo ensino-aprendizagem 

      Soares, Adriana Fraga (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem por objetivo (re) pensar a importância da família no processo ensino-aprendizagem. No primeiro capítulo buscou-se compreender o que é participação e como esta vem ocorrendo dentro da escola Municipal ...
    • Práticas diferenciadas em sala de aula 

      Cardoso, Ana Paula Pereira (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas inovadoras ...
    • Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre 

      Silva, Tiago Cortinaz da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho investiga o protagonismo dos professores das escolas municipais de Porto Alegre nos processos de elaboração e implementação de propostas político-pedagógicas. Como parte uma pesquisa mais ampla que busca ...
    • Reflexão dos alunos sobre suas vidas, suas famílias e o meio onde vivem 

      Porto, Eliane Batista (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Todos nós sabemos da importância de algumas referências pessoais em nossa vida para que nós sejamos distinguidos uns dos outros, além de nossa identidade. Partindo do questionamento de um aluno, onde o mesmo demonstrou não ...
    • O trabalho em grupo como estimulador da prática pedagógica x interação e cooperação 

      Martins, Denise Ribeiro (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho de grupo em sala originou-se da minha observação sobre os alunos, onde verifiquei as diferentes capacidades de construção do conhecimento. Sendo assim, oportunizei a interação, a cooperação, o diálogo, a percepção, ...
    • O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos 

      Petrecheli, Iliana Regina de Souza (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando ...
    • O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem? 

      Castro, Marion Lopes dos Santos (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover práticas de aprendizagens nas aulas do Ambiente Informatizado e sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Villagran Cabrita, através do ...
    • Uso pedagógico de imagens de arte 

      Oliveira, Maria Inês Dalpiás (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta a composição do relato e análise da experiência realizada na escola pública onde realizei meu estágio curricular, que teve como tema central o uso e consumo consciente da água e durante o qual foi ...