Browsing Pedagogy - Undergraduate degree by Author "Gandin, Luis Armando"
Now showing items 1-14 of 14
-
O conceito de currículo na formação inicial : percepções de professoras e seu impacto na recontextualização curricular na escola
Ramos, Greice Schneider (2023) [Work completion of graduation]Resumo não disponível -
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
Pereira, Fernanda Garcia (2021) [Work completion of graduation]Este trabalho investiga as concepções que estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constroem acerca do tema do currículo escolar. Este é um estudo qualitativo ... -
“os efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos(as)”
Ávila, Andréia Rodrigues de (2010) [Work completion of graduation]O trabalho apresenta alguns dos efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos, resultantes de observações e constatações sobre a prática de estágio em uma turma de terceiro ... -
Escola, desempenho, família : relações que se constroem
Oliveira, Rejane Petró de (2010) [Work completion of graduation]A integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem da criança. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria ... -
A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental
Dias, Luciana da Silva (2010) [Work completion of graduation]Este artigo trata de um estudo sobre a importância da Literatura Infantil dentro das séries iniciais no Ensino Fundamental. Durante esse processo foram utilizados instrumentos metodológicos como, por exemplo: observações, ... -
A literatura infantil na formação de futuros leitores
Gonçalves, Nair Marili Monroe (2010) [Work completion of graduation]O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de ... -
A participação da família no processo ensino-aprendizagem
Soares, Adriana Fraga (2010) [Work completion of graduation]O presente trabalho tem por objetivo (re) pensar a importância da família no processo ensino-aprendizagem. No primeiro capítulo buscou-se compreender o que é participação e como esta vem ocorrendo dentro da escola Municipal ... -
Práticas diferenciadas em sala de aula
Cardoso, Ana Paula Pereira (2010) [Work completion of graduation]O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas inovadoras ... -
Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
Silva, Tiago Cortinaz da (2011) [Work completion of graduation]O presente trabalho investiga o protagonismo dos professores das escolas municipais de Porto Alegre nos processos de elaboração e implementação de propostas político-pedagógicas. Como parte uma pesquisa mais ampla que busca ... -
Reflexão dos alunos sobre suas vidas, suas famílias e o meio onde vivem
Porto, Eliane Batista (2010) [Work completion of graduation]Todos nós sabemos da importância de algumas referências pessoais em nossa vida para que nós sejamos distinguidos uns dos outros, além de nossa identidade. Partindo do questionamento de um aluno, onde o mesmo demonstrou não ... -
O trabalho em grupo como estimulador da prática pedagógica x interação e cooperação
Martins, Denise Ribeiro (2010) [Work completion of graduation]O trabalho de grupo em sala originou-se da minha observação sobre os alunos, onde verifiquei as diferentes capacidades de construção do conhecimento. Sendo assim, oportunizei a interação, a cooperação, o diálogo, a percepção, ... -
O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
Petrecheli, Iliana Regina de Souza (2010) [Work completion of graduation]Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando ... -
O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
Castro, Marion Lopes dos Santos (2010) [Work completion of graduation]Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover práticas de aprendizagens nas aulas do Ambiente Informatizado e sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Villagran Cabrita, através do ... -
Uso pedagógico de imagens de arte
Oliveira, Maria Inês Dalpiás (2010) [Work completion of graduation]Este trabalho apresenta a composição do relato e análise da experiência realizada na escola pública onde realizei meu estágio curricular, que teve como tema central o uso e consumo consciente da água e durante o qual foi ...