A literatura infantil na formação de futuros leitores
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de forma natural, haja vista a falta de incentivo familiar e social, bem como uma escola que faz da leitura algo doloroso e por vezes punitivo. Diante desta realidade, temos um campo fértil que justifica o presente trabalho, que tem como objetivo a pesquisa com enfoque na relação ...
O processo gerador do hábito de leitura apresenta-se como algo de alta complexidade na atualidade, visto a gama de informações visuais e auditivas que nos são impostas pelo mundo globalizado. Nesse viés o tema se impõe de forma natural, haja vista a falta de incentivo familiar e social, bem como uma escola que faz da leitura algo doloroso e por vezes punitivo. Diante desta realidade, temos um campo fértil que justifica o presente trabalho, que tem como objetivo a pesquisa com enfoque na relação entre, leitura, literatura e escola, através de estágio desenvolvido no laboratório de aprendizagem, tendo como público alvo alunos das séries iniciais do ensino fundamental I. Utilizando-se de teóricos correlatos, agregou-se a literatura infantil como método de investigação, onde inicialmente é feita uma abordagem do papel da escola na formação de pequenos leitores e na construção de futuros leitores. Em seguida, é apresentado um panorama da leitura, segundo alguns teóricos, os tipos de leitores e estratégias de leitura, a compreensão leitora, a informação visual e não visual. Apresenta também, a importância da leitura e a sua abordagem nos Parâmetros Curriculares Nacionais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License