Navegação TCC Pedagogia por Título
Resultados 798-817 de 1361
-
A ludicidade na educação
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo trata do relato e análise reflexiva da minha prática docente concretizada no estágio curricular do curso de Pedagogia, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otília Carvalho Rieth, na cidade ... -
Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo entender como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças da educação infantil e também contribuir com os estudos sobre a ludicidade. Foi realizado numa escola ... -
Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho apresenta os resultados de uma atividade de pesquisa referente ao lúdico na aprendizagem de crianças de um segundo ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento ... -
Ludicidade : um caminho divertidamente possível para a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso está situado no campo educacional. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: Como a ludicidade pode ser um caminho possível para a inclusão escolar, através da ... -
O lúdico como ferramenta pedagógica
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte ... -
O lúdico e a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental de escola pública : algumas possibilidades para a inclusão e a aprendizagem de aluno com autismo
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a compreender como as brincadeiras e jogos são inseridas no terceiro ano do Ensino Fundamental e como as mesmas afetam ou não o processo de ensino-aprendizagem e as relações, ... -
O lúdico e a interdisciplinaridade em sala de aula
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa é fruto da minha inquietação quanto à presença do lúdico em sala de aula como mobilizador de um trabalho interdisciplinar. Tenho como objetivo refletir sobre a contribuição do lúdico na elaboração de um ... -
O lúdico na prática docente
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa teve por finalidade demonstrar a importância da ludicidade na alfabetização. Conforme os estudiosos apontam, “o brincar é importante”, “deixe a criança brincar”, “o jogo é uma necessidade do ser humano” etc. ... -
O lúdico na sala de aula : problematizações da prática docente na 4ª série do ensino fundamental
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho é composto por questões que envolvem a prática pedagógica numa perspectiva lúdica, como forma de motivar e auxiliar os alunos da quarta série do ensino fundamental, no processo de ensino e aprendizagem. ... -
O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas ... -
O lúdico no desenvolvimento da aprendizagem da criança de 4 anos
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como tema central “O lúdico no desenvolvimento e aprendizagem da criança de quatro anos”. Surgiu das aulas desenvolvidas na prática de Estágio, realizada numa Escola Municipal de Educação Infantil em Terra ... -
O lúdico no desenvolvimento dos saberes e na construção do conhecimento
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho aborda a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança e a aprendizagem, pelo fato de a brincadeira e os jogos serem de fundamental importância na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, ... -
Um lugar chamado brinquedoteca
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Conclusão de Curso se ocupa do estudo a respeito de uma creche que atende a crianças de 1 ano e meio a 5 anos de idade, chamada Brinquedoteca, no município de Porto Alegre. Sua realização buscou ... -
O lugar da escola na contemporaneidade
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho analisa sobre qual o lugar da escola na contemporaneidade, as formas de legitimações de produções do conhecimento, e quais são as influências, na formação da identidade do sujeito. Com o advento da ... -
O mal-estar docente: o lugar do professor na sociedade hoje
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de curso dialoga sobre a desvalorização do educador na sociedade, seu mal-estar. Na atual conjuntura vivida nos últimos anos, a profissão de professor é apenas vista como uma vocação, desvalorizando os ... -
As manifestações de afeto nas relações professor-aluno em tempo de de distanciamento social : um estudo de casos múltiplos em 4. anos do ensino fundamental
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa, para Trabalho de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, objetivou compreender como as relações de afeto entre professores e alunos se manifestaram durante a pandemia ... -
Mapa da EJA em Porto Alegre : construindo visibilidades para avaliação de políticas públicas
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho constitui-se como um momento de sistematização da situação da EJA no município de Porto Alegre, em uma comparação entre a oferta de vagas e a demanda total e potencial pela modalidade. Trata-se de um ... -
As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo identificou marcas de desigualdade de gênero na (renúncia da) escolarização de mulheres e suas estratégias para o regresso a escola.(de submissão e de empoderamento para permanecer no ambiente escolar.) ... -
"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho versa sobre aprendizagens em projetos pedagógicos pautados pelo uso de estratégias envolvendo a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade é relacionada à Educação de crianças. ... -
“Mas cadê a mãezinha?” : reflexões e tensionamentos sobre as famílias homoparentais nas escolas de educação infantil
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo desta pesquisa é discutir a inserção de filhos/as de famílias homoparentais nas escolas de educação infantil, de que forma essas famílias veem tal inserção e de que modo a escola lida com tais especificidades. ...