“Mas cadê a mãezinha?” : reflexões e tensionamentos sobre as famílias homoparentais nas escolas de educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo desta pesquisa é discutir a inserção de filhos/as de famílias homoparentais nas escolas de educação infantil, de que forma essas famílias veem tal inserção e de que modo a escola lida com tais especificidades. Nessa perspectiva de família, utilizo uma abordagem sobre as novas configurações familiares baseadas muito mais em valores afetivos e culturais e não somente em laços biológicos (FREITAS; DIAS, 2011). Discuto a temática de gênero, compreendendo-o diretamente relacionado a difer ...
O objetivo desta pesquisa é discutir a inserção de filhos/as de famílias homoparentais nas escolas de educação infantil, de que forma essas famílias veem tal inserção e de que modo a escola lida com tais especificidades. Nessa perspectiva de família, utilizo uma abordagem sobre as novas configurações familiares baseadas muito mais em valores afetivos e culturais e não somente em laços biológicos (FREITAS; DIAS, 2011). Discuto a temática de gênero, compreendendo-o diretamente relacionado a diferentes identidades sociais e culturais em que o sujeito está inserido. Nessa perspectiva abordo a sexualidade e a diversidade cultural, discutindo identidades de gênero e a relação de controle dos corpos de meninos e meninas na educação infantil, na tentativa de normatização dos mesmos, por parte das escolas. Para tanto utilizo como embasamento teórico autoras como Guacira Louro (1999, 2011) e Jane Felipe (2003, 2016). No que se refere à metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas (ANDRADE, 2012). Para tanto foram entrevistadas três famílias homoparentais, sendo duas compostas por casais de mulheres e uma família comporta por um casal de homens. Os três casais tem filhos que estudam em escolas de educação infantil particulares. Os resultados apontam para a necessidade de, frente à diversidade familiar existente em nossa sociedade, investirmos na formação docente para que as escolas, em especial as escolas de educação infantil, saibam inserir e lidar com essas famílias de forma ética e respeitosa, sem qualquer discriminação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License