• A inclusão na escola : um estudo de caso 

      Rosa, Mara Rejane Coelho Garcia da (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este documento tem como objetivo conhecer como a escola foi se transformando em uma escola de "inclusão", e os processos de exclusão decorrentes. Originou-se durante o estágio curricular obrigatório no 7º semestre do Curso ...
    • Inclusão para além da escola : conhecendo o programa de trabalho educativo 

      Millani, Luiza Saraiva (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia relata uma pesquisa sobre o Programa de Trabalho Educativo (PTE), programa do município de Porto Alegre que auxilia adolescentes e jovens com deficiência e/ou transtorno ...
    • A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras 

      Wasserman, Camila (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como tema principal a inclusão social de Jovens e Adultos por meio de apreciações de imagens, textos e vídeos enredados à Cultura Digital. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da ...
    • Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos 

      Dahm, Daniela Diniz (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A monografia intitulada INDICADORES DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA JOVENS E ADULTOS objetiva contribuir com a definição do conceito de qualidade em educação. A partir de um relato do diário de classe a problemática se ...
    • Índices e sinais : marcas de singularidade nos modos de apropriação da língua escrita por adultos 

      Teixeira, Elisangela Fofonka (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste estudo é compreender melhor como acontece a apropriação da língua escrita, por sujeitos marcados por uma história de exclusão. Para isso, fiz um acompanhamento longitudinal, durante o 2º sem/2008, de um ...
    • Indícios de um contrato didático no planejamento e no desenvolvimento de um projeto de trabalho 

      Xavier, Manuela Rangel (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A abordagem deste estudo originou-se de minha experiência exercida no Estágio de Docência, na 7ª etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Visou analisar como se constituiu um contrato ...
    • (In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral 

      Machado, Isabel Moura de Mesquita (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho consiste em uma reflexão acerca da temática (in) disciplina em sala de aula a partir dos pesquisadores Julio Groppa Aquino, Yves de La Taille, Piaget, entre outros, que abordam (in) disciplina numa perspectiva ...
    • A indisciplina em uma instituição escolar 

      Teixeira, Angela Cloé Pacheco (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa ...
    • (In)disciplina escolar : visão de professores e os modos de lidar 

      Mendonça, Sandra Zaminhã (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Considerando que o problema da indisciplina escolar é um fenômeno que vem se agravando progressivamente, o presente trabalho tinha o objetivo de investigar os significados atribuídos à (in)disciplina na sala de aula a ...
    • (In) disciplina na escola : a construção de um conceito através da experiência escolar 

      Pereira, Priscila Aparecida de Oliveira (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema da (in) disciplina na escola. Seu objetivo é compreender a construção do conceito de (in) disciplina através da análise do relato de experiências escolares vivenciadas pelos ...
    • Infâncias à venda : sobre os modos de constituir a imagem da criança em propagandas 

      Bassols, Caroline Bastiani de Freitas (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A presente pesquisa procura problematizar questões relacionadas à infância contemporânea, com ênfase em uma aproximação entre publicidade, televisão, infância e consumo. Sob a ótica dos Estudos Culturais, tem-se como ...
    • Infâncias softs : bebês como corpo projeto 

      Borges, Camila Bettim (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A partir dos Estudos da Cultura Visual e dos Estudos Culturais em Educação, este estudo investigativo questiona: Quais representações visuais de bebê são apresentadas nos artefatos culturas para a primeira infância? Como ...
    • A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem 

      Araújo, Jacqueline Teixeira (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da afetividade e a sua importância para o estabelecimento de boas relações, assim como os benefícios que ela pode proporcionar junto às práticas pedagógicas ...
    • A influência da leitura de imagens na produção textual de crianças em processo de alfabetização 

      Silva, Luísa Both Fernandes da (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A leitura de imagem de livros de literatura infantil pode ser um importante recurso para auxiliar a criança em processo de alfabetização a enriquecer o seu texto escrito. O presente trabalho tem por objetivo analisar de ...
    • A influência da música no processo de ensino e aprendizagem : a prática musical como ferramenta pedagógica 

      Siqueira, Dieison Machado (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho traz alguns aspectos relevantes sobre os benefícios do uso da música na escola, para o desenvolvimento de aprendizagens. A partir de um pequeno apanhado histórico, o trabalho explana de forma breve o nascimento ...
    • A influência das mídias na educação de jovens e adultos e a prática pedagógica 

      Kirsch, Marivani Briddi (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem por objetivo abordar a questão do uso das mídias em prol da aprendizagem de alunos em séries iniciais da EJA. Um dos aspectos desta abordagem trata de como o professor está sendo preparado para atuar ...
    • A influência das primeiras relações sociais da criança no processo de adaptação escolar 

      Fernandes, Carolina (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa trata dos meandros que envolvem o processo de adaptação na educação infantil, buscando identificar a influência que as primeiras relações sociais da criança no âmbito familiar exercem no processo de iniciação ...
    • A influência das transformações sociais e tecnológicas no brincar 

      Silva, Renata Maria Silva da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância traz como questionamento principal a influência das transformações sociais e tecnológicas na atividade lúdica infantil e a repercussão ...
    • Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem 

      Zanette, Roselaine da Mota (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central analisar como as professoras de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso das mídias e tecnologias digitais no ...
    • A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão? 

      Almeida, Rosimari de Paula (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de cujo título é: A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão? Tem como objetivo compreender como as ferramentas tecnológicas contribuem para o aprendizado dos alunos ...