Indícios de um contrato didático no planejamento e no desenvolvimento de um projeto de trabalho
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A abordagem deste estudo originou-se de minha experiência exercida no Estágio de Docência, na 7ª etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Visou analisar como se constituiu um contrato didático e, investigar relações possíveis entre esse contrato, planejamento integrado e estratégias promotoras ao prazer de aprender. Para as análises, foram referenciais básicos as ideias dos autores: G. Brousseau, P. Jonnaert, C. Borght, A. Zabala e F. Hernández. Os procedim ...
A abordagem deste estudo originou-se de minha experiência exercida no Estágio de Docência, na 7ª etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Visou analisar como se constituiu um contrato didático e, investigar relações possíveis entre esse contrato, planejamento integrado e estratégias promotoras ao prazer de aprender. Para as análises, foram referenciais básicos as ideias dos autores: G. Brousseau, P. Jonnaert, C. Borght, A. Zabala e F. Hernández. Os procedimentos investigativos centralizaram-se na análise do Diário de Classe, documento produzido durante o Estágio de Docência, que contém o registro dos planos semanais e diários e reflexões advindas do exercício docente. O estudo caracteriza contrato didático em duas dimensões na relação professora, alunos e conhecimento: uma implícita, de natureza transversal, que permeia toda a ação pedagógica, e outra explícita, que se concretizou com a construção e o desenvolvimento de um projeto de trabalho. Possibilitou detectar o momento da roda e os esforços em organizar o ensino segundo os princípios do enfoque globalizador como elementos constituintes importantes do contrato didático. Esse trabalho aponta o contrato didático como uma estratégia de atuação docente em uma prática pedagógica afim ao planejamento integrado, que visou promover o prazer dos alunos em estarem em aula, favorecendo o processo de construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License