(In) disciplina na escola : a construção de um conceito através da experiência escolar
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema da (in) disciplina na escola. Seu objetivo é compreender a construção do conceito de (in) disciplina através da análise do relato de experiências escolares vivenciadas pelos docentes e futuros docentes em seu processo de escolarização e de formação acadêmica, e como este conceito se articula com as necessidades educativas contemporâneas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso fundamentada na coleta de dados rea ...
Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema da (in) disciplina na escola. Seu objetivo é compreender a construção do conceito de (in) disciplina através da análise do relato de experiências escolares vivenciadas pelos docentes e futuros docentes em seu processo de escolarização e de formação acadêmica, e como este conceito se articula com as necessidades educativas contemporâneas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso fundamentada na coleta de dados realizada através de grupo focal composto por seis alunas formandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no segundo semestre de 2015. A construção do aporte teórico deste estudo contou com a utilização de autores como: Aquino, Barbosa e Xavier, Fortuna, entre outros. A análise dos dados obtidos foi dividida em quatro eixos: concebendo a (in) disciplina escolar; disciplina para quê? Um movimento reflexivo; tecendo relações de poder em sala de aula: autoridade versus autoritarismo; vivências que deixam marcas. Ao final, concluiu-se que os processos disciplinares presentes na História da Educação marcam as práticas escolares na contemporaneidade, bem como os sujeitos dos processos educativos. Tal achado fomenta a necessidade de problematização e ressignificação destas práticas em prol de uma educação que atente para as demandas da contemporaneidade promovendo uma formação integral, autônoma e democrática, que permita aos alunos a compreensão do mundo em que vivem e o próprio reconhecimento como sujeitos de aprendizagem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License