Navegação TCC Ciências Biológicas por Assunto "Formação de professores"
Resultados 1-15 de 15
-
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, ... -
Assim que for nomeado, lhe aviso ou notas sobre algum forjar-se professor
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente texto foi construído utilizando elementos de uma comédia intelectual uma vez que esta “trava ações ordinárias e de escrituras do mundo habitual em relação as ações do Educador com ele mesmo” (LAMELA ADÓ, 2013). ... -
Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]A avaliação é uma ferramenta importante no direcionamento e manutenção de nossas trajetórias escolares. A legislação referente a orienta para que ela aconteça de forma contínua e formativa. Entretanto, essa abordagem não ... -
A banalização dos discursos a respeito do lúdico na educação : algumas problematizações
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Muitos são os autores que alegam a ludicidade ser uma ótima ferramenta de ensino, no sentido de facilitar a aprendizagem (CORDAZZO; VIEIRA 2007; FORTUNA 2003; CHRISTMANN 2010; NEVES 2007; BECKER 2010; KISHIMOTO 1996). Como ... -
Concepções de professores em formação acerca dos transtornos de aprendizagem e atenção
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo teve como objetivo compreender concepções de professores em formação de variados cursos com habilitação em licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre os transtornos de aprendizagem e ... -
A constituição das identidades docentes pelos relatos de experiências em sala de aula
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalhou investigou a constituição das identidades docentes desde os relatos de três estagiários sobre suas experiências em sala de aula, durante o período de realização do Estágio de Docência em Biologia do ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho analisa a presença da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), principalmente, a partir das concepções e percepções dos discentes das ... -
Educação ambiental no Rio Grande do Sul : percepções, ações e reflexões docentes
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Nossa civilização abandonou o hábito nômade, com os seres humanos delimitando fronteiras para territórios onde se estabeleceram e produziram seus meios de subsistência. Passou pela Revolução Industrial, a qual mediou e ... -
Formação docente a partir do projeto interdisciplinar Pés na Estrada do Conhecimento – Colégio Aplicação/UFSC : relato de experiência
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho trata-se de um relato de experiência, realizado junto ao Projeto Pés Na Estrada do Conhecimento do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, durante a realização do Estágio Supervisionado ... -
A formação do professor de ciências e biologia com relação às políticas de inclusão escolar
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, criado em 2007, teve como objetivo assegurar um ensino de qualidade para alunos com deficiência. Com o intuito de efetuar o PDE, foi publicado o Decreto nº 6.094/2007, que ... -
Mapeamento de trabalhos publicados nos Anais do ENPEC : a diversidade da temática de Gênero e Sexualidade e seu amplo potencial de transformação
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Gênero e sexualidade são classificações que implicam em diferenças, e é importante entender as relações de poder que as sustentam e perpetuam. Diversos problemas assolam o sistema escolar atualmente, no entanto, por se ... -
A necessidade do lúdico no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é composto por duas habilitações, Bacharelado e Licenciatura. Compartilham 38 disciplinas obrigatórias formando turmas mistas e sem distinção de ... -
Neurociências na educação : conhecimento e opiniões de professores
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O recente crescimento da pesquisa neurocientífica tem estimulado a construção de interfaces entre os campos das neurociências e da pesquisa e prática educacionais. A exploração de opiniões e conhecimentos de professores ... -
O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a carreira docente em Ciências Biológicas
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi lançado em 2007 com o objetivo de incentivar a procura dos graduandos pela carreira docente, aliado ao incremento da educação básica. Para isso os ... -
Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O processo de ensino e aprendizagem apresenta desafios para alunos do ensino superior e professores. Esses podem ser vivenciados e superados através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma ...