Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem apresenta desafios para alunos do ensino superior e professores. Esses podem ser vivenciados e superados através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que ele propicia o desenvolvimento da maturidade profissional e prepara o licenciando para a prática docente. O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID/Biologia realizado no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, ...
O processo de ensino e aprendizagem apresenta desafios para alunos do ensino superior e professores. Esses podem ser vivenciados e superados através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que ele propicia o desenvolvimento da maturidade profissional e prepara o licenciando para a prática docente. O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID/Biologia realizado no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Através dele, dois subprojetos – “Biologia do dia-a-dia” e “Biologia da adolescência” – que consistem em intervenções por meio de oficinas, foram realizadas nas turmas de Ensino Médio da instituição. Os assuntos das oficinas versaram sobre temas como nutrição, meio ambiente, saúde, sexo, biologia e cidadania. Esse estudo teve como objetivo acompanhar cinco oficinas e avaliar o aprendizado tanto por parte do estudante quanto dos bolsistas PIBID engajados nessas dinâmicas. Para tanto, analisou-se o desempenho dos alunos nos pré e pós-testes aplicados, assim como suas produções textuais feitas ao final das intervenções e entrevistas com os licenciandos. Este relato de experiência se pautou em anotações realizadas durante as dinâmicas, registro em fotografia, leitura e interpretação das produções textuais feita pelos alunos, correções dos exercícios, reuniões semanais com os envolvidos no projeto entre outros materiais. Algumas conclusões foram feitas: a qualidade das produções textuais dos alunos dependeu em maior escala do interesse despertado pelo assunto da oficina; as conversas semanais nas reuniões do grupo de licenciandos com seus supervisores e coordenadores contribuiu para um constante aperfeiçoamento da metodologia empregada; os assuntos de maior interesse dos alunos da escola já eram de seu conhecimento tendo as oficinas melhorado somente a aprendizagem de assuntos mais distantes do seu interesse imediato. Os pibidianos relataram ter sido essa uma experiência muito enriquecedora para a sua formação. Como perspectiva do projeto, a coordenação espera poder contar no próximo ano com o espaço destinado a atividades de “seminários” para que as oficinas tenham um horário fixo na grade curricular e também para poder trabalhar com os mesmos grupos de alunos. A colaboração prevista do PIBID/Letras e dos professores de Português da escola para auxiliar nas produções textuais tornará possível a produção de um livro de textos dos alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License