Concepções de professores em formação acerca dos transtornos de aprendizagem e atenção
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Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo teve como objetivo compreender concepções de professores em formação de variados cursos com habilitação em licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre os transtornos de aprendizagem e atenção, através de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi proposto aos respondentes a identificação de dois casos hipotéticos de Transtornos Específicos de Aprendizagem e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade e a avaliação dos conheci ...
O presente estudo teve como objetivo compreender concepções de professores em formação de variados cursos com habilitação em licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre os transtornos de aprendizagem e atenção, através de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi proposto aos respondentes a identificação de dois casos hipotéticos de Transtornos Específicos de Aprendizagem e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade e a avaliação dos conhecimentos prévios sobre os transtornos e uma breve análise curricular da Faculdade de Educação - UFRGS. A análise de conteúdo e estatística das respostas sugeriu que essas concepções estão associadas com a identificação, encaminhamento e no manejo dos estudantes afetados pelos transtornos em sala de aula. Os resultados constataram que os professores em formação entrevistados eram mais familiarizados com o TDAH e o consideravam mais neurobiológico do que os TEA, sendo que a capacidade de identificação do TDAH foi superior a dos TEA. Os participantes escolheram a comunicação com os familiares, a disponibilização de recursos na sala de aula e a solicitação de uma avaliação com uma equipe especializada como papéis prioritários dos professores e da escola no manejo de estudantes com os transtornos. Os entrevistados também demonstraram que a temática é pouco abordada durante a sua formação, ao mesmo tempo que a consideram relevante para sua prática pedagógica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1355)
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