Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Lages ept_BR
dc.contributor.authorNazario, Sofia Sanvicentept_BR
dc.date.accessioned2023-08-25T03:33:07Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263981pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação propõe pensar de que maneira o trânsito entre eros e logos contribuem para a criação de uma comunidade pedagógica no espaço de uma aula, a partir de uma fantasia: a erostopia. A pesquisa se desenha através de uma escrita bibliográfica e ensaística com uma escrita do íntimo, ganhando contornos de biografema e diário, composta em uma trama entre memória, vida e imaginação. Para isso, mobiliza-se as noções clássicas de eros e logos, a partir da Grécia Antiga, atualizando-os para o contexto presente. Eros, enquanto força alegórica, é aquela que move, que propicia a busca, a partir do desejo e da pergunta. Logos é a razão compartilhada, aquela que limita e constitui a borda, possibilitando a transmissão de um legado. Ambos, são interpelados na relação pedagógica para a construção de um viver-junto. Esta relação se constitui no espaço-tempo de uma aula, lugar que pressupõe menos uma utopia e mais uma heterotopia: a sala de aula como um lugar que, ao carregar as contradições dos espaços formais, tem potência subversiva, produzindo relações outras. Ao final, propõe-se uma erostopia, um modo de ser e de estar que ganha contornos a partir de uma postura, de um ritmo e de uma gestualidade, um espaço de aula em que a autoridade docente auxilia na construção de uma aula com múltiplas autorias. Uma aula em que a partir da busca, do amor, do estranhamento e de suas narrativas se constrói uma relação pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation proposes to consider how the interplay between eros and logos contributes to the creation of a pedagogical community within the context of a classroom, based on a fantasy: erostopia. The research takes shape through a bibliographical and essayistic approach combined with personal introspective writing, taking on the form of a biografema and diary. It weaves a tapestry of memory, life, and imagination. To achieve this, classical notions of eros and logos from Ancient Greece are employed and updated for the contemporary context. Eros, as an allegorical force, is what motivates and encourages pursuit, stemming from desire and questioning. Logos is the shared reason, the one that defines and forms the boundaries, enabling the transmission of a legacy. Both are engaged within the pedagogical relationship to construct a sense of communal living. This relationship takes shape within the space-time of a class, a place that implies not so much a utopia as a heterotopia: the classroom as a space that, by carrying the contradictions of formal spaces, possesses subversive potential, generating alternative relationships. In conclusion, an erostopia is proposed — a way of being and existing that takes form through a posture, rhythm, and gestures — a classroom space in which the authority of the teacher assists in constructing a lesson with multiple authorships. A class in which a pedagogical relationship is built from search, love, estrangement and their narratives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectErosen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectLogosen
dc.subjectClassen
dc.subjectLoveen
dc.subjectTeachingen
dc.titleErostopia : composições entre eros e logos para a construção de uma comunidade pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174520pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples