Literatura e autoestima de crianças negras : das experiências na infância à universidade
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo busca investigar de que forma as escolhas de leituras literárias influenciam na autoestima de crianças negras. Sendo demonstrado a importância da literatura, da inserção em um coletivo e a presença de mulheres negras na promoção desse processo, além da compreensão da importância da inclusão dessas obras na abordagem das questões raciais no contexto escolar. A fim de alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa que combina a utilização de autobiografia e a ...
Este estudo busca investigar de que forma as escolhas de leituras literárias influenciam na autoestima de crianças negras. Sendo demonstrado a importância da literatura, da inserção em um coletivo e a presença de mulheres negras na promoção desse processo, além da compreensão da importância da inclusão dessas obras na abordagem das questões raciais no contexto escolar. A fim de alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa que combina a utilização de autobiografia e análise de documentos. Durante a pesquisa, é apresentada uma contextualização sobre os motivos que levaram à escolha do tema, incluindo a narrativa pessoal da pesquisadora sobre suas experiências na infância como uma criança negra com pouco contato com a literatura e com pouca representatividade negra na mídia. Além disso, é relatado o processo de ingresso da autora na UFRGS e como a descoberta da literatura negra foi fundamental para o seu reconhecimento como uma mulher negra. Também é abordado o site "Leia Para Uma Criança Negra", desenvolvido pela autora em conjunto com uma amiga, com o objetivo de contribuir para a educação antirracista por meio da divulgação de livros escritos exclusivamente por autores negros e apresentando personagens negros como protagonistas. Por fim, é realizada uma análise do livro "Sulwe” com o intuito de motivar crianças a consumirem autores negros e promover o reconhecimento e valorização da diversidade racial por meio das histórias dos livros. A partir das informações obtidas conclui-se que a escola é fundamental para a construção da identidade e da sociedade das crianças negras, sendo a literatura infantil uma ferramenta importante para promover a autoestima, resgatar a história, promover o pertencimento e combater o racismo. Para que isso ocorra, é necessário a inserção de estudos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira no ambiente escolar, como previsto na lei, bem como outras iniciativas que visem à promoção da igualdade racial. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License