Literatura e autoestima de crianças negras : das experiências na infância à universidade
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo busca investigar de que forma as escolhas de leituras literárias influenciam na autoestima de crianças negras. Sendo demonstrado a importância da literatura, da inserção em um coletivo e a presença de mulheres negras na promoção desse processo, além da compreensão da importância da inclusão dessas obras na abordagem das questões raciais no contexto escolar. A fim de alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa que combina a utilização de autobiografia e a ...
Este estudo busca investigar de que forma as escolhas de leituras literárias influenciam na autoestima de crianças negras. Sendo demonstrado a importância da literatura, da inserção em um coletivo e a presença de mulheres negras na promoção desse processo, além da compreensão da importância da inclusão dessas obras na abordagem das questões raciais no contexto escolar. A fim de alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa que combina a utilização de autobiografia e análise de documentos. Durante a pesquisa, é apresentada uma contextualização sobre os motivos que levaram à escolha do tema, incluindo a narrativa pessoal da pesquisadora sobre suas experiências na infância como uma criança negra com pouco contato com a literatura e com pouca representatividade negra na mídia. Além disso, é relatado o processo de ingresso da autora na UFRGS e como a descoberta da literatura negra foi fundamental para o seu reconhecimento como uma mulher negra. Também é abordado o site "Leia Para Uma Criança Negra", desenvolvido pela autora em conjunto com uma amiga, com o objetivo de contribuir para a educação antirracista por meio da divulgação de livros escritos exclusivamente por autores negros e apresentando personagens negros como protagonistas. Por fim, é realizada uma análise do livro "Sulwe” com o intuito de motivar crianças a consumirem autores negros e promover o reconhecimento e valorização da diversidade racial por meio das histórias dos livros. A partir das informações obtidas conclui-se que a escola é fundamental para a construção da identidade e da sociedade das crianças negras, sendo a literatura infantil uma ferramenta importante para promover a autoestima, resgatar a história, promover o pertencimento e combater o racismo. Para que isso ocorra, é necessário a inserção de estudos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira no ambiente escolar, como previsto na lei, bem como outras iniciativas que visem à promoção da igualdade racial. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License