Análise da capacidade absortiva e sinérgica no enoturismo : os casos das rotas turísticas Ferradura e Vale dos Vinhedos
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A proposta da presenta pesquisa é compreender/analisar as dimensões da capacidade absortiva e a sinergia em vinícolas, por meio da visão dos gerentes/proprietários que estão inseridas nos roteiros turísticos Vale e Ferradura dos Vinhedos, RS. O conceito da capacidade absortiva (CA) foi elaborado por Cohen e Levinthal em 1989, podendo inspirar a criação de competências organizacionais, fornecendo fontes de vantagem competitiva e, melhorando, consequentemente, o desempenho econômico. A capacidade ...
A proposta da presenta pesquisa é compreender/analisar as dimensões da capacidade absortiva e a sinergia em vinícolas, por meio da visão dos gerentes/proprietários que estão inseridas nos roteiros turísticos Vale e Ferradura dos Vinhedos, RS. O conceito da capacidade absortiva (CA) foi elaborado por Cohen e Levinthal em 1989, podendo inspirar a criação de competências organizacionais, fornecendo fontes de vantagem competitiva e, melhorando, consequentemente, o desempenho econômico. A capacidade absortiva (CA) também pode ser interpretada como a capacidade para o desenvolvimento do conjunto de rotinas e processos. Entende-se que o processo sinérgico das conexões desenvolvidas entre os agentes poderão resultar em aspectos positivos como negativos. Visando também analisar esse processo sinérgico, foi de suma importância compreender as quatro dimensões da capacidade absortiva (CA): aquisição, assimilação, transformação e exploração. Portanto, pretendendo entender as interações tanto em relação à capacidade absortiva (CA) quanto à sinergia, foi elaborado um instrumento de pesquisa semiestruturado, com 81 questões. Este fora aplicado a 18 gestores de vinícolas do roteiro turístico Vale dos Vinhedos e 03 gestores de vinícolas do roteiro Ferradura dos Vinhedos. Ainda, contou-se com a participação das Secretarias de Turismo do Vale dos Vinhedos e Ferradura dos Vinhedos, totalizando 23 entrevistas coletadas. O método da pesquisa enquadra-se como sendo qualitativa, descritiva de estudo de casos múltiplos. A partir das informações coletadas, concluiu-se que as vinícolas e os roteiros turísticos possuem capacidades absortivas díspares de conhecimento, impactando tanto positivamente como negativamente nos roteiros turísticos pesquisados, em que o líder possui uma importante função organizacional, impactando também no contexto da capacidade absortiva (CA) como no processo sinérgico do estudado aplicado. ...
Abstract
The purpose of this research is to understand/analyze the dimensions of absorptive capacity and constructive collaboration in wineries, through the vision of managers/owners that are inserted in the tourist routes Vale and Ferradura dos Vinhedos, RS. The concept of absorptive capacity (AC) was elaborated by Cohen and Levinthal in 1989, and it can inspire the creation of organizational competences, providing sources of competitive advantage and, consequently, improving economic performance. Abso ...
The purpose of this research is to understand/analyze the dimensions of absorptive capacity and constructive collaboration in wineries, through the vision of managers/owners that are inserted in the tourist routes Vale and Ferradura dos Vinhedos, RS. The concept of absorptive capacity (AC) was elaborated by Cohen and Levinthal in 1989, and it can inspire the creation of organizational competences, providing sources of competitive advantage and, consequently, improving economic performance. Absorptive capacity (AC) can also be interpreted as the ability to develop a set of routines and processes. It is understood that the synergistic process of connections developed between agents may result in both positive and negative aspects. Also aiming to analyze this synergistic process, it was extremely important to understand the four dimensions of absorptive capacity (AC): acquisition, assimilation, transformation and exploration. Therefore, intending to understand the interactions both in relation to the absorptive capacity (AC) and to the synergy, a semi-structured research instrument was elaborated, with 81 questions. This was applied to 18 winery managers on the Vale dos Vinhedos tourist route and 03 winery managers on the Ferradura dos Vinhedos route. Furthermore, the Secretariats of Tourism of Vale dos Vinhedos and Ferradura dos Vinhedos participated, totaling 23 interviews collected. The research method fits as being qualitative, descriptive of multiple case studies. From the information collected, it was concluded that the wineries and the tourist routes have different absorptive capacities of knowledge, impacting both positively and negatively on the researched tourist routes, in which the leader has an important organizational function, also impacting in the context of the absorptive capacity (CA) as in the synergistic process of the applied study. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Coleções
-
Multidisciplinar (2574)Agronegócios (342)
Este item está licenciado na Creative Commons License