Oportunidades e desafios na coordenação da cadeia produtiva da carne bovina gaúcha
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O trabalho busca descrever elementos da cadeia produtiva da carne bovina do Rio Grande do Sul (RS), com ênfase na sua coordenação, na sua visão estratégica e nos comportamentos dos seus agentes, para logo a seguir sugerir possíveis alternativas para melhoria de resultados. O referencial teórico é o da Nova Economia Institucional (NEI) e o da Economia dos Custos de Transação (ECT). Se verificou que há mais de 20 anos se descreve a cadeia produtiva regional da mesma forma, e que as característica ...
O trabalho busca descrever elementos da cadeia produtiva da carne bovina do Rio Grande do Sul (RS), com ênfase na sua coordenação, na sua visão estratégica e nos comportamentos dos seus agentes, para logo a seguir sugerir possíveis alternativas para melhoria de resultados. O referencial teórico é o da Nova Economia Institucional (NEI) e o da Economia dos Custos de Transação (ECT). Se verificou que há mais de 20 anos se descreve a cadeia produtiva regional da mesma forma, e que as características principais permanecem atuais, com coordenação débil, comportamento oportunista dos agentes, carência de visão estratégica e ausência de planejamento. Desta forma, acaba competindo principalmente de maneira comoditizada, e então perde espaço e relevância. Há problemas sérios de competitividade neste formato, sinalizados claramente por um encolhimento contínuo de participação no mercado doméstico e pela falta de presença significativa nas exportações. A ausência de coordenação na cadeia não incentiva a produção de ativos com especificidades, que são necessários para o estabelecimento de uma estratégia competitiva baseada em diferenciação e agregação de valor. Desta forma, apesar de existirem diversos recursos e atributos possíveis para a criação de propostas de valor ao mercado consumidor, baseadas em especificidades e diferenciais de um produto premium, com certificação de origem e sustentabilidade, a falta de coordenação e o forte oportunismo não habilitam este caminho estratégico. Resta com este tipo de governança a competição principal em mercado comoditizado não específico, porém não existem vantagens locais de custo. A perda de espaço e de protagonismo da cadeia da carne bovina gaúcha ainda afeta o perfil de uso do solo no bioma Pampa, embora a atividade da bovinocultura seja necessária à preservação da biodiversidade e aos demais serviços ecossistêmicos deste bioma. O trabalho aponta a necessidade de se definir como alvo estratégico para a cadeia produtiva a competição por diferenciação, sendo que para isso é necessária a coordenação e a mitigação do oportunismo com algum nível de contratualização. Utilizando o método da Design Science Research (DSR), são prescritos designs estratégicos possíveis, que embutem estes elementos, com vistas a melhorar o desempenho competitivo da cadeia produtiva regional. É sugerido que o cooperativismo possa ser um caminho, junto com produtores da pecuária de corte, assim como a utilização de Indicação Geográfica (IG) e outros atributos específicos para o estabelecimento de uma cadeia coordenada, voltada à diferenciação de produto e à agregação de valor, e conectada ao seu consumidor. ...
Abstract
This work aims to describe elements of the beef supply chain in Rio Grande do Sul (RS), Brazil, with a focus on its coordination, strategic vision, and agents’ behavior, and then suggests possible alternatives for improving results. The theoretical framework is based on New Institutional Economics (NIE) and Transaction Cost Economics (TCE). It was found that for over 20 years, the regional supply chain has been described in the same way, with weak coordination, opportunistic behavior from agent ...
This work aims to describe elements of the beef supply chain in Rio Grande do Sul (RS), Brazil, with a focus on its coordination, strategic vision, and agents’ behavior, and then suggests possible alternatives for improving results. The theoretical framework is based on New Institutional Economics (NIE) and Transaction Cost Economics (TCE). It was found that for over 20 years, the regional supply chain has been described in the same way, with weak coordination, opportunistic behavior from agents, lack of strategic vision, and absence of planning. As a result, the regional industry mainly competes in a commoditized manner, losing market share and relevance. There are serious competitiveness issues in this format, signaled by a continuous decline in domestic market share and lack of significant presence in exports. The absence of coordination in the supply chain does not stimulate the production of specific assets necessary for a competitive strategy based on differentiation and value aggregation. Despite the availability of various resources and attributes for creating value propositions to the consumer market based on the specificities and differentials of a premium product, with certification of origin and sustainability, the lack of coordination and strong opportunism do not enable this strategic path. Thus, this type of governance leads to competition in a non-specific commoditized market, but without local cost advantages. The loss of market share and protagonism of the beef supply chain in RS state also affects the land use profile in the Pampa biome, although livestock farming is necessary for biodiversity preservation and other ecosystem services. The work highlights the need to define competition through differentiation as a strategic target for the regional beef supply chain, requiring coordination and mitigation of opportunism with some level of contracting. Using the Design Science Research (DSR) method, possible strategic designs are prescribed, incorporating these elements to improve the competitive performance of the regional supply chain. Cooperativism is suggested as a possible path, along with livestock farmers, as well as the use of Geographical Indication (GI) and other specific attributes to establish a coordinated beef supply chain focused on product differentiation and value-adding, connected to its consumer. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
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