A construção da musicalidade do professor de educação infantil : um estudo em Roraima
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Com o objetivo de investigar o desenvolvimento da musicalidade na formação e na prática musical do professor da Educação Infantil, este estudo reflete sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. Optei refletir e analisar como a música está presente na prática pedagógica deste, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica. Observo e discuto como esse profissional da educação entende e dinamiza o conhecimento m ...
Com o objetivo de investigar o desenvolvimento da musicalidade na formação e na prática musical do professor da Educação Infantil, este estudo reflete sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. Optei refletir e analisar como a música está presente na prática pedagógica deste, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica. Observo e discuto como esse profissional da educação entende e dinamiza o conhecimento musical, ao pensar sobre suas possibilidades de trabalhar com a música na sua prática pedagógica, através de uma ação educativa reflexiva e crítica: a Oficina de Musicalização. Existem dois focos de análise: a musicalização de professores da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas na Educação Infantil. O corpo teórico que fundamenta esta pesquisa aborda a teoria piagetiana e o pensamento de Paulo Freire, calcada na relação dialógica-dialética entre educador e educando. Para discutir a formação do professor atuante na educação infantil e a educação musical, adotei os estudos de autores como Bellochio (2000), Kater et al (1998), Penna (2008), Figueiredo (2004), Krobot e Santos (2005). E, a partir das pesquisas de Brito (2003); Fonterrada (2005); Beaumont (2003); Schafer (2001); pude refletir sobre a presença da música na Educação Infantil como área de conhecimento. Como metodologia, adotei como referência a pesquisa-ação caracterizada por Carr & Kemmis (1986), Elliott (1991), Kemmis & Mctaggart (1992), ressaltando: a imersão da pesquisadora nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e práticas e, a busca por resultados como fruto de um trabalho coletivo conseqüente da interação entre pesquisador e pesquisado. A presente pesquisa vem contribuir com reflexões e discussões sobre a teoria que permeia as nossas práticas no sentido de privilegiar um espaço diferenciado de construção do conhecimento e contribuir para a formação de um professor atuante na educação infantil, que possa agir e refletir na e para a prática educativa. ...
Abstract
Aiming to investigate the development of musicianship training and practice of Music professor of early childhood education, this study reflects on the role of music as a knowledge to be built and its applications in schools of Boa Vista - RR. I chose to reflect and analyze how music is present in this teaching practice, and the conceptions of music that guide the classroom. I observe and discuss how this education professional understands and streamlines the musical knowledge, to think about t ...
Aiming to investigate the development of musicianship training and practice of Music professor of early childhood education, this study reflects on the role of music as a knowledge to be built and its applications in schools of Boa Vista - RR. I chose to reflect and analyze how music is present in this teaching practice, and the conceptions of music that guide the classroom. I observe and discuss how this education professional understands and streamlines the musical knowledge, to think about their ability to work with music in their teaching through an educational and reflective criticism: the Musicalization Workshop. There are two focus of analysis: the musicalization of teacher with a pedagogic background and their teaching practices in early childhood education. The theoretical framework underlying this research addresses the theory of Piaget and the thought of Paulo Freire, based on dialectic-dialogic relationship between teacher and student. To discuss the formation of teachers with a pedagogic background and the music education, I adopted the studies of authors like Bellochio (2000), Kater et al (1998), Penna (2008), Figueiredo (2004), Krobot and Santos (2005). And from the studies of Brito (2003), Fonterrada (2005), Beaumont (2003), Schafer (2001), I did realize the presence of music in early childhood education as an area of knowledge. As methodology I adopted action research, based on the approach suggested by Carr & Kemmis (1986), Elliott (1991), Kemmis & McTaggart (1992), highlighting: the researcher's immersion in the circumstances and context of research, the recognition of the participating subjects as producers of knowledge and practice, and the quest for results as the fruit of a collective consequence of the interaction between researcher and researched. This research is a contribution to debates and discussions on the theory that permeates our practices in order to privilege a distinct area of knowledge building and contribute to the formation of a pre-school teacher, who can act and reflect in and for educational practice. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License