Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedeiros, Marilú Fontoura dept_BR
dc.contributor.authorLunardi, Valéria Lerchpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-15T03:28:14Zpt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262229pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação constitui se nem estudo analítico crítico que busca clarificar como se dá o processo de formação disciplinar das enfermeiras descrevendo as técnicas/táticas disciplinares presentes na formação discursiva deste processo. O trabalho apóia se fundamentalmente em Foucault e, em especial, na terceira parte de sua obra "Vigiar e Punir", que trata do poder disciplinar. Para buscar respostas à questão norteadora desta pesquisa, além do resgate à história, realizou se entrevistas semi estruturadas em três cursos de enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul com 2 docentes enfermeiras, 11 estudantes e 12 enfermeiras egressas. A c onstrução das categorias foi articulando se de forma entrecruzada, como fios visíveis e invisíveis, que interpretravam se como num diagrama, tornando possível demonstrar que a disciplinarização das enfermeiras pode se dar através da dominação dos seus corp os pelo medo mediante a normalização, pelo controle do tempo, pela padronização das técnicas, pela ênfase na minuciosidade e no perfeccionismo, pelo olhar disciplinar, pelas sanções disciplinares e através do exame. O trabalho levanta questões mostrando o quanto antes este poder que disciplina é o mesmo poder que permite a formação do contra poder.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is an analytical critical study that aims at clarifying how the process of disciplinary formation of nurses occurs, by describing the disciplinary techniques/tatics of the discursive formation of this process. The study is based fundamentally on Foucault, specially on the third part of "Vigiar e Punir" (Discipline and Punish), that approaches the disciplinary power. In order to search for answers to the basic question of this study, besides the historical survey semi structured inquires were conducted within three nursing courses of public universities in Rio Grande do Sul State: 25 professor nurses, 11 students and 25 graduate nurses w ere inquired. The construction of categories was structured in an intersected manner, by visible and invisible lines that interpenetrate as in a diagram, enabling to show that the disciplinarization of nurses can be done through normalization, time control , standardization of techniques, emphasis on meticulosity sanctions and by examinations. The work approaches questions showing how much the power that disciplines is the same that allows the formation of the counter power.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectEnfermagem : Graduaçãopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.titleFios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000092636pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1994pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples