A mediação cultural na pandemia : torções entre neoliberalismo e invenção
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo investigar como a mediação cultural e a educação em museus de arte estão sendo mobilizadas dentro do Brasil no período da pandemia da Covid-19. Também busca mostrar como a pandemia atravessou os mediadores e o trabalho de mediadores culturais no país, compreender as relações entre trabalho, pandemia e educativas desenvolvidas por mediadores culturais de museus de arte na pandemia em 2020 propõem para o campo da educação e da mediação cultural. Para realizar a ...
Esta dissertação tem como objetivo investigar como a mediação cultural e a educação em museus de arte estão sendo mobilizadas dentro do Brasil no período da pandemia da Covid-19. Também busca mostrar como a pandemia atravessou os mediadores e o trabalho de mediadores culturais no país, compreender as relações entre trabalho, pandemia e educativas desenvolvidas por mediadores culturais de museus de arte na pandemia em 2020 propõem para o campo da educação e da mediação cultural. Para realizar a investigação, esta dissertação se debruça sobre as perspectivas de mediação e do trabalho em mediação dentro da sociedade neoliberal, e os efeitos que esta traz para os sujeitos mediadores e para o modo como a educação está sendo mobilizada nos museus de arte do Brasil. Desenvolveu-se um grupo focal com mediadores culturais do Brasil em que foram realizadas práticas-convite, nas quais, através da linguagem oral, escrita e do desenho, investigou-se, junto ao grupo, suas experiências em mediação no período da pandemia. Compreende a mediação cultural a partir das autoras HOFF (2014), HONORATO (2007; 2013; 2015), MARTINS (2014), MORSCH (2016), LOPONTE (2013; 2018), PRECIADO (2018). Como achados da pesquisa, destacam-se a invenção de novas práticas educativas realizadas nas plataformas online como potencializadoras de vida dentro e, ao mesmo, o aprofundamento das condições de precariedade no trabalho de mediadores culturais. ...
Abstract
This dissertation speculates how cultural mediation and education in art museums were organized in Brazil during the Covid pandemic. It also demonstrates how the pandemic impacted the mediators and their cultural role in the country; to comprehend the relationship between work, pandemic and creation in cultural mediation in Brazil during the year 2020. At last, to scrutinize what the educational agenda developed by the cultural mediators of art museums in the 2020 pandemic proposes for the educ ...
This dissertation speculates how cultural mediation and education in art museums were organized in Brazil during the Covid pandemic. It also demonstrates how the pandemic impacted the mediators and their cultural role in the country; to comprehend the relationship between work, pandemic and creation in cultural mediation in Brazil during the year 2020. At last, to scrutinize what the educational agenda developed by the cultural mediators of art museums in the 2020 pandemic proposes for the educational and cultural mediation fields. This dissertation analyzes, in order to accomplish the investigation, the perspectives of mediation and its activity in a society controlled by a neoliberal system and the effects reflected on the individuals-mediators and on the way that the education in being mobilized in Brazilians’ art museums. A focal group was formed with cultural mediators from Brazil, and it organized invitation-practices, which, through oral, written and drawing language, tries to collectively investigate the experiences in mediation during the pandemic period. The definition of Cultural Mediation is based on the authors HOFF (2014), HONORATO (2007; 2013; 2015), MARTINS (2014), MORSCH (2016), LOPONTE (2013; 2018), PRECIADO (2018). This research leads us to the understanding that new educational practices capable of mobilizing life as we know have emerged in the online environment and at the same time, the conditions in which this work was done were precarious and unstable. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License