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dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Nathalia Scheuermann dospt_BR
dc.date.accessioned2023-07-04T03:49:49Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259838pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, a partir do campo de Estudos Sociais da Infância e das contribuições teóricas do campo dos estudos sobre performance e da arte contemporânea, tem como objetivo compreender como um grupo de crianças (de 3 a 5 anos) na Educação Infantil constitui performances durante as explorações em espaços de instalações efêmeras de jogo em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre/RS. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa com crianças, que teve, como inspiração, a abordagem mosaico (CLARK, 2015) e o trabalho de Abad Molina (2008a) com as instalações de jogo. A abordagem do mosaico (CLARK, 2015) oportuniza uma estrutura metodológica para a participação das crianças, combinando estratégias visuais e verbais, enquanto as instalações de jogo (ABAD MOLINA, 2008a) são propostas inspiradas em instalações de arte contemporânea. As estratégias para a geração de dados desenvolvidas foram: 1 - observação; 2 - registros em diário de campo; 3 - registros audiovisuais (fotografias e filmagens) pela pesquisadora; 4 - criação de foto-ensaios; 5 - proposição de sete sessões com instalações de jogo e 6 - criação de álbuns pelas crianças. Através da análise dos dados gerados em campo, foram definidas duas unidades analíticas: Unidade 1 - Performances de fazer de conta; Unidade 2 - Performances de fazer acreditar. Em relação às performances de fazer de conta (SCHECHNER, 2012), foi possível constatar que, por meio de suas brincadeiras e interações nas instalações de jogo, as crianças realizam tais performances ao interpretar personagens, criar papéis, utilizando o corpo de maneira integral e imaginativa. Nesses atos performáticos, as crianças reconhecem o que é do mundo da performance e o que não é. A respeito das performances de fazer acreditar (SCHECHNER, 2012), esses limites não são marcados. Assim, foi possível evidenciar tais performances em situações de convencer, fazer os outros acreditarem em suas vontades genuínas e como modo de transformar as situações vivenciadas por meio de ações criativas. Neste sentido, foi possível inferir que a partir da proposição de instalações de jogo, sensíveis e abertas à exploração das crianças, elas realizam performances a partir de modulações corporais, de gestos, de vozes e de movimentos.pt_BR
dc.description.abstractThis research, from the field of Social Studies of Childhood and theoretical contributions from the field of studies on performance and contemporary art, aims to understand how children (from 3 to 5 years old) in Early Childhood Education constitute performances during explorations in spaces of ephemeral game installations in a School of Early Childhood Education in Porto Alegre. Methodologically, a research with children was developed, inspired by the mosaic approach (CLARK, 2015) and the work of Abad Molina (2008a) with game installations. The mosaic approach (CLARK, 2015) provides a methodological framework for children's participation, combining visual and verbal strategies. Meanwhile, game installations (ABAD MOLINA, 2008a) are proposals inspired by contemporary art installations. The strategies for the generation of data developed were: 1 - observation; 2 - field diary records; 3 - audiovisual records (photographs and footage) by the researcher; 4 - creation of photo-essays; 5 - proposition of 7 sessions with game facilities; and 6 - creation of albums by children. Through the analysis of the data generated in the field, two analytical units were defined: Unit 1 - Make-believe performances; Unit 2 - Performances to make you believe. In relation to make-believe performances (SCHECHNER, 2012), it was possible to see that through their games and interactions in game installations, children perform such performances by playing characters, creating roles, using the body in an integral and imaginative way. In these performance acts, children recognize what is from the world of performance and what is not. Regarding the performances of making believe (SCHECHNER, 2012), these limits are not marked. Thus, it was possible to evidence such performances in situations of convincing, making others believe in their genuine desires and as a way of transforming the situations experienced through creative actions. In this sense, it was possible to infer that from the proposition of game installations, sensitive and open to children's exploration, they perform performances based on body modulations, gestures, voices and movements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGame installationen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectResearch with childrenen
dc.subjectContemporary arten
dc.titleCrianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001132615pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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