A compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/es
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/professories/professores por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online com as/es/os docentes participantes. Investigamos desde a visão de cada docente acerca do que é uma aula inclusiva segundo seus pontos-de-vista até os desafios que encontram para planejá-la. Neste caminho, nos deparamos com questões que envolvem os currículos das faculdades ...
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/professories/professores por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online com as/es/os docentes participantes. Investigamos desde a visão de cada docente acerca do que é uma aula inclusiva segundo seus pontos-de-vista até os desafios que encontram para planejá-la. Neste caminho, nos deparamos com questões que envolvem os currículos das faculdades e universidades que não fornecem aparato suficiente para que as/es/os futuras/futures/futuros docentes sintam-se confortáveis para uma sala de aula inclusiva. Perpassando temas como macro/micro inclusão/exclusão e autismo e educação matemática, chegamos ao que acreditamos ser uma perspectiva de aulas inclusivas que podem proporcionar um ambiente para todas, todes e todos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), pautado na ideia de aulas que sejam direcionadas a todas/todes/todos as/es/os estudantes e a cada uma/ume/um delas/delus/deles, valorizando suas diferenças sem evidenciar suas limitações. A partir de uma metodologia qualitativa, pudemos analisar as falas das/des/dos docentes entrevistadas/entrevistades/entrevistados dando voz às experiências, angústias, sucessos e insucessos encontrados atuando com alunas/alunes/alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deparamo-nos nessa pesquisa com algo que pode ser um aliado na atuação com pessoas com autismo: o hiperfoco, abrindo espaço para pesquisas na área da educação inclusiva. ...
Abstract
This research aims to understand the exclusion/inclusion of students with autism in mathematics classes by teachers through semi-structured interviews that occurred online with participating educators. We investigated from each teacher's perspective what an inclusive class is according to their viewpoints, to the challenges they encounter in planning it. Along this path, we encountered issues involving the curricula of colleges and universities that do not provide sufficient support for future ...
This research aims to understand the exclusion/inclusion of students with autism in mathematics classes by teachers through semi-structured interviews that occurred online with participating educators. We investigated from each teacher's perspective what an inclusive class is according to their viewpoints, to the challenges they encounter in planning it. Along this path, we encountered issues involving the curricula of colleges and universities that do not provide sufficient support for future teachers to feel comfortable in an inclusive classroom. Covering topics such as macro/micro inclusion/exclusion, autism, and mathematical education, we arrived at what we believe to be a perspective of inclusive classes that can provide an environment for all. Universal Design for Learning (UDL), based on the idea of classes that are directed towards all students, valuing their differences without highlighting their limitations. Through a qualitative methodology, we were able to analyze the voices of the interviewed educators, giving voice to the experiences, anxieties, successes, and failures encountered when working with students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this research, we encountered something that can be an ally in working with autistic individuals: hyperfocus, opening up space for research in the field of inclusive education. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License