Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorMatos, Bruna Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:37:19Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259386pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender a exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/professories/professores por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online com as/es/os docentes participantes. Investigamos desde a visão de cada docente acerca do que é uma aula inclusiva segundo seus pontos-de-vista até os desafios que encontram para planejá-la. Neste caminho, nos deparamos com questões que envolvem os currículos das faculdades e universidades que não fornecem aparato suficiente para que as/es/os futuras/futures/futuros docentes sintam-se confortáveis para uma sala de aula inclusiva. Perpassando temas como macro/micro inclusão/exclusão e autismo e educação matemática, chegamos ao que acreditamos ser uma perspectiva de aulas inclusivas que podem proporcionar um ambiente para todas, todes e todos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), pautado na ideia de aulas que sejam direcionadas a todas/todes/todos as/es/os estudantes e a cada uma/ume/um delas/delus/deles, valorizando suas diferenças sem evidenciar suas limitações. A partir de uma metodologia qualitativa, pudemos analisar as falas das/des/dos docentes entrevistadas/entrevistades/entrevistados dando voz às experiências, angústias, sucessos e insucessos encontrados atuando com alunas/alunes/alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deparamo-nos nessa pesquisa com algo que pode ser um aliado na atuação com pessoas com autismo: o hiperfoco, abrindo espaço para pesquisas na área da educação inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand the exclusion/inclusion of students with autism in mathematics classes by teachers through semi-structured interviews that occurred online with participating educators. We investigated from each teacher's perspective what an inclusive class is according to their viewpoints, to the challenges they encounter in planning it. Along this path, we encountered issues involving the curricula of colleges and universities that do not provide sufficient support for future teachers to feel comfortable in an inclusive classroom. Covering topics such as macro/micro inclusion/exclusion, autism, and mathematical education, we arrived at what we believe to be a perspective of inclusive classes that can provide an environment for all. Universal Design for Learning (UDL), based on the idea of classes that are directed towards all students, valuing their differences without highlighting their limitations. Through a qualitative methodology, we were able to analyze the voices of the interviewed educators, giving voice to the experiences, anxieties, successes, and failures encountered when working with students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this research, we encountered something that can be an ally in working with autistic individuals: hyperfocus, opening up space for research in the field of inclusive education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectExclusionen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismen
dc.titleA compreensão da exclusão/inclusão de estudantes com autismo em aulas de matemática por professoras/ies/espt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171374pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples