Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorStrasburg, Raquel Bobsinpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T03:29:01Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258744pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas especiais no cenário brasileiro, buscando identificar quais dinâmicas têm sustentado a manut enção dessas instituições e quais são as configurações existentes ao examinarmos sua organização interna e as características dos atores sociais envolvidos. A análise foi realizada tendo como base a abordagem teórico meto do lógica do pensamento sistêmico e mbasada por autores como Gregory Bateson, Humberto Maturana, Francisco Varela e Fritjof Capra. Esse referencial favorece a análise histórica e contextual da literatura especializada no campo da educação especial e dos estudos relativos ao foco da investiga ção escolas especiais Trata se de um estudo de car áter qualitativo em que foram realizadas buscas na literatura especializada dirigidas a produções que contextualizam historicamente os processos de institucionalização das pessoas com deficiência no Bra sil. Além disso, buscou se conhecer e analisar um contexto específico de uma escola especial objetivando colaborar com a compreensão acerca do papel desses espaços no campo das políticas, considerando como eixos de análise os estudantes, os docentes, as d iretrizes da proposta educacional e as trajetórias escolares dos sujeitos que frequentam a instituição. Foram utilizados como instrumentos metodológicos revisão da literatura especializada entrevistas semiestruturadas análise documental e de índices edu cacionais extraídos dos m icrodados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Houve ainda a análise das pastas escolares dos estudantes matriculados em 2022 e a busca de informações junto ao Conselho Munic ipal de Educação d o município em que a escola especial está localizada. Por fim, considera se que a presença histórica das escolas especiais em diversos contextos brasileiros tende a ser mantida em relação de interdependência entre segmentos público e priv ado na gestão da educação especial. No contexto específico de investigação da escola especial, pode se observar os possíveis efeitos das políticas públicas de inclusão na redução no quantitativo de matrículas, especialmente após 2008, e no progressivo aume nto após 2016. A instituição analisada esteve direcionada a atender prioritariamente estudantes com deficiência intelectual, com docentes prioritariamente vinculados como efetivos e com formação inicial em Pedagogia. A organização do trabalho se constitui por meio de pequenos grupos ou por atendimento individual, com base em proposta curricular muito distinta daquela esperada para uma escola de ensino fundamental, com ênfase em atividades preparatórias para a escolarização, centradas na socialização e em at ividades de vida diária. Destacaram-se, ainda, a grande variabilidade de idade dos estudantes de 4 a 71 anos) e a s trajetórias escolares que tinham como origem institucional mais frequente as escolas de ensino comum. Tais trajetórias mostraram que, após a matrícula, a tendência é que esses estudantes permane ça m por muitos anos na instituição.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze special sc hools inserted in the Brazilia n context in order to identify what dynamics sustain the maintenance of th o se institutions and what are the perceived configurations when its internal organization and the characteristics of the social actors involved in it ar e examined. The analysis consists of a theoretical methodological approach of the systemic th inking and is supported by authors such as Gregory Bateson, Humberto Maturana, Francisco Varela and Fritjof Capra. Th ese references support an historical and conte xtual analysis of the specialized literature in special education as well as the analysis of studies related to the scope of this investigation (special schools). This is a qualitative study, in which a directed search of the specialized literature was mad e in order to identify productions that historically contextualize the process of institutionalization of people with disability in Brazil. Also, it intends to understand and analyze the specific context of a special school, aiming to collaborate for the c omprehension of the role of those spaces in the political field, considering as axis of analysis its students and teachers, as well as the guidelines of its education al p urpose and the scholar traj ectory of those who attend the institution. The methodo logical instruments used in the study consists of a review of the specialized literature; semi structured interviews; and analysis of documents and educational indexes extracted from the microdata collected from Anísio Teixeira National Institute for Educa tional Studies and Research s School Census Yet the study aimed to analyze the files of students enrolled in the institution in 2022 and to collect data with the Municipal Board of Education from the city in which the school is located. Ultimately it is considered that the historical presence of special schools in many Brazilian contexts tend to be kept in a relation of interdependenc y between public and private segments when it comes to the management of the special education. In the specific context of investigation of a special school, it could be observed the possible effects of public policies in the reduction of its enrollment index es e specially after 2008, and in its progressive increase after 2016. The institution analyzed in this study was orien ted to attend primarily students with intellectual disability, and had in its professional board teachers primarily hired as permanents and with a degree in Pedagogy. The workflow is set either in small groups or individual meetings, based in a curricular proposition quite distinct from those expected from an elementary school, with emphasis in preparatory activities for schooling, centered in socialization skills and in daily life activities. It is highlighted the great gap of age between students (from 4 years old to 71 years old) and s chool trajectories that had as its most recurrent origin the regular school. Such trajectories show the tendency of a long term permanence of those students in the institution after the enrollmenten
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial schoolen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectSchool trajectoriesen
dc.subjectPublic policiesen
dc.titleEducação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168884pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples