Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorSevero, Denisept_BR
dc.date.accessioned2010-09-16T04:19:35Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25837pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga o olhar dos tutores de sede sobre o impacto de suas intervenções sobre a construção de conhecimento das alunas-professoras de um curso de pedagogia a distância. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método clínico piagetiano e a fundamentação teórica é a Epistemologia Genética. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos. No primeiro momento foi realizada uma entrevista através do MSN, tendo um roteiro com sete questionamentos e no segundo momento um questionário composto de três perguntas enviado para os sujeitos através do correio eletrônico. A entrevista aborda questões sobre a construção de conhecimento, sobre a avaliação e a sua função de tutor. O questionário trabalha com a ideia das intervenções e suas relações com a construção de conhecimento das alunas-professoras. A contribuição do tutor nas aprendizagens das alunasprofessoras do PEAD foi analisada a partir de suas noções sobre a construção de conhecimento, da avaliação como um momento de aprendizagem e do impacto de suas intervenções. Foi possível verificar que os tutores compreendem que a sua atuação tem relação direta com a construção de conhecimento das alunas-professoras.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis examines the perspective of headquarters’ tutors on the impact of their interventions on knowledge building of students-teachers in a distance learning course on pedagogy. The research methodology was inspired by Piagetian clinical method and Genetic Epistemology was adopted as theoretical framework. Data collection was developed at two different times. Initially, an interview was conducted through MSN, guided by a script with seven questions. Secondly, a survey containing three questions was sent to participants via email. The interview addresses issues on knowledge building, evaluation and the role of tutor. The survey explores the idea of interventions and the relationship between these and knowledge building of students-teachers. Data collected were analyzed from the following topics: knowledge building, evaluation as a privileged moment of learning and the impact of tutors’ interventions. The tutor contribution in the students-teachers PEAD learning was analyzed based on their construction knowledge notions, the evaluation as a learning moment and the impact of their interventions. It was possible verify that the tutors understand that their performance is directly related to the students-teachers construction knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectDistance learning educationen
dc.subjectTutoren
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectGenetic Epistemologyen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectKnowledge buildingen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectAtainment of consciousnessen
dc.titleConstrução do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sedept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000754840pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples