Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFischer, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Claudia Acostapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T04:06:50Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257729pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretende reunir alguns elementos à compreensão da constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar, focalizando os discursos produzidos sobre a escola e na escola, referentes aos saberes oportunizados às crianças nas instituições de ensino público. Para tal, foram abordados, centralmente, dois discursos. O primeiro consiste na teorização desenvolvida pela tendência curricular crítica brasileira nas duas últimas décadas. E o segundo, nas reflexões realizadas pelos professores e pela equipe pedagógica das séries iniciais do 1º Grau de uma escola pública da periferia de Porto Alegre. Em ambos focalizo as problematizações e soluções em torno do conhecimento escolar e da docência, buscando examinar a constituição de uma forma específica de se pensar e fazer educação no Currículo por Atividades. A partir deste estudo, destaquei dois aspectos como essenciais à constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar. O primeiro deles diz respeito à trajetória da escola pesquisada. Busquei refletir sobre o trabalho realizado naquela instituição, considerando o tipo de relação que a mesma mantinha com a comunidade onde estava localizada. O segundo aspecto destacado como essencial à constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar, refere-se à trajetória dos profissionais do Currículo por Atividades – 1ª a 4ª série. Enfatizei dados relativos a sua formação e experiência profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe present study intends to rejoin some elements for the comprehension of the relation between teachers and school knowledge, focusing the speeches produced about school and in the school and in the school, refering to knowledges children learn in public schools. For that, we broach mainly, two tipes of speeches. The first one consists on the theoretic developed by the brazilian critical tendency of curriculum in the last two decades. And the second one, in reflections made by teachers and by pedagogic staff of one elementary public school in the boundaries of Porto Alegre. In both cases the focus is on the problems and the solutions around the school knowledge and the teaching, trying to exam the constitution of a specific way of thinking and making education in elementary school. In the study, I detached two essencial aspects for the constitution of the relation between elementary school teachers and school knowledge. The first one is related to the trajectory of the researched school, considering the work made in that institution and the type os relation maintained with the community where it was located. The second aspect detached as essencial for the constitution of the relation between elementary school teachers and school knowledge, refers to the trajectory of the elementary school teachers – (1st to 4th year). Emphasizing data related to their background and professional experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleA constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000189502pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1996pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem