Efeitos da avaliação formativa sobre a criatividade de universitários
dc.contributor.advisor | Bonamigo, Euza Maria de Rezende | pt_BR |
dc.contributor.author | Forster, Mari Margarete dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T04:03:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1978 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257722 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visava verificar os efeitos da avaliação formativa sobre a emissão de algumas respostas criativas, tais como: fluência, flexibilidade e originalidade. Serviram como sujeitos do experimento 93 estudantes universitários, frequentando regularmente a cadeira de “Didática Geral”. Para efeitos de estudo foram formados dois grupos sendo um G.E. e um G.C. O experimento teve a duração de um semestre letivo (15 semanas) constituindo-se basicamente em: aplicação de pré e pós-testes, para medir rendimento dos sujeitos; aplicação do teste "Perguntar e Adivinhar", para verificar os índices de fluência, flexibilidade e originalidade; desenvolvimento das unidades de estudo, com emissão de pareceres descritivos e possibilidades de auto-avaliação para sujeitos do G.E. Estatísticas não paramétricas foram utilizadas, devido à natureza dos dados: teste U (Mann Whitney) e o coeficiente de correlação de Postos de Spearman (rs). Os resultados indicaram haver diferenças significativas entre o grupo de controle e o experimental, favoráveis a este último, no que tange a rendimento, fluência, flexibilidade e originalidade. Foi constatado, portanto, que sujeitos submetidos a avaliação formativa apresentam um maior rendimento e uma maior criatividade do que sujeitos submetidos a avaliação convencional. Foram analisadas, também, as correlações entre cada dimensão de criatividade estudada e o rendimento e a correlação entre as dimensões fluência, flexibilidade e originalidade. Constatou-se haver correlação entre criatividade e rendimento quando o tipo de avaliação proposto favorece a emissão do pensamento divergente. Da mesma forma observou-se haver correlação positiva significativa entre as três dimensões de criatividade estudada, sugerindo que são medidas associadas especialmente quando sob a influência da avaliação formativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this work was to examine the effects of formative evaluation on the emission of some creative answers, such as: fluency, flexibility and originality. As subjects of the experiment there were 93 college students, who were attendlng "Didática Gera". Two groups were formed: experimental group and control group in order to simplify the work. The experiment lasted a semester (15 weeks) based mainly in: pre and, post tests to measure the subjects performance; application of the test "ask and guess" to examine the fluency, flexibility and originality scores; development of study unities with emission of judgements and possibilities of self-evaluation for experimental group subjects. Non parametrical statistics were used, due to the type of the data: test U (Mann Whitney) and the correlation coefficient of Postos de Spearman (rs). The results showed significative differences between the control group and the experimental one favorable performance, to this last one, as regards fluency, flexibillty and originality. It was therefore noted that subjects who were submitted to a formative evaluation showed a larger performance and criativity than the subjects who had the normal evaluation. Correlations between each dimension of the studied criativity and performances and on the other side, the correlation among the dimensions fluency, flexibility and originality, were also analysed. It was discovered that there is a correlation between criativity and performances, when the proposed type of evaluation helps the emission of divergent thinking. In the sameway, an important positive correlation among the three dimensions of the studied criativity was noted, suggesting that they are measures mainly associated when they are under the influence of the formative evaluation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Estudante | pt_BR |
dc.title | Efeitos da avaliação formativa sobre a criatividade de universitários | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000162348 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1978 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)