Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorKehrwald, Maria Isabel Petrypt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T04:00:26Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257707pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação parte do eixo criatividade, centra-se no processo criativo e divide-se em três etapas. A primeira descreve uma experiência docente realizada na década de 90, relativa à criatividade gráfico/plástica de alunas de um curso para formação de professores do Ensino Fundamental, cuja abordagem apoiou-se nos estudos de J. P. Guilford e nos fatores por ele nomeados como Pensamento Divergente, quais sejam: fluência, flexibilidade e originalidade. Constitui-se na narrativa de uma trajetória pedagógica. A segunda etapa, traça uma revisão da literatura sobre o tema e verifica o direcionamento dado ao processo criativo nas abordagens de ensino da arte explicitadas pelos teóricos do final do século, especialmente os estudos do espanhol Fernando Hernández. A terceira etapa retoma os dois primeiros momentos e verifica mudanças e permanências suscitadas pela pesquisa. É uma investigação de natureza qualitativa, abordagem descritiva com análise documental de caráter interpretativo. Os resultados da pesquisa apontam para a pertinência de estudos sobre a criatividade, tendo em vista os equívocos e lacunas existentes e convidam à construção de um outro olhar sobre o tema, que leve em conta a pedagogia crítica e a perspectiva sócio-cultural, na tentativa de construir conhecimento através de fazeres artísticos emancipatórios, distanciados de atitudes de improvisação e de culto ao personalismo. A concepção contemporânea de educação exige uma outra concepção de criatividade, vista como um valor social.pt_BR
dc.description.abstractThis essay leave from the creativity axle, it's centered in the creative process and it's divided in three stages. The first one describes one teaching experience carry through the 90's, related to the graphic/plastic creativity of a group of students attending an elementary education teaching-training course, which approach is based in J. P. Gullford's studies and in the factors named by him as Divergent Mind, that are fluency, flexibility and originality. This stage represents one pedagogical narrative. The second stage outlines a literature review about the theme and checks the course given to the creative process in Art teaching approaches expressed by the end of century theoretician, specially the studies of the Spanish Fernando Hernández. The third stage take again the two first moments and check changes and stability risen by the research. This is a research of qualitative nature, in a descriptive approach with a documental analysis of interpretative character. The results from the research point towards the pertinence of studies about the creativity, having in mind existing gaps and mistakes and invite to the construction of another regard about the theme, that takes indo consideration the criticism pedagogy and the socio-cultural perspective in the effort to build knowledge through released artistic "actions", far from personalism cult and off-handed attitudes. The contemporary conception of education demands another conception of creativity, seen as a social value.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCreativityen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCreative processen
dc.subjectTeaching arten
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.titleProcesso criativo e ensino da arte : mudanças e permanênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000353053pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem