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dc.contributor.advisorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.contributor.authorBilibio, Luiz Fernando Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-23T03:25:12Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256252pt_BR
dc.description.abstractEsta Dissertação problematiza a questão do erotismo na e da Educação Sexual. É a partir da teoria reichiana sobre a sexualidade e da proposta reichiana de Educação Sexual, que acontece um outro jeito de falar sobre o erotismo articulado à educação. Este outro jeito é contagiado por modos de pensar oriundos da filosofa nietzschiana. Uma das dimensões analisadas diz respeito à verdade erótica: como são constituídas as verdades sobre o erotismo na lógica reichiana? Esta indagação é problematizada através do conceito nietzschiano de vontade de potência e de seu desdobramento: a vontade de verdade. Essa problematização transcorre na direção da possibilidade de pensar o erotismo como um espaço dionisíaco da existência humana. Um espaço para além da lógica de oposição binária entre a verdade e a mentira. Outro aspecto analisado é em relação à moral erótica. A prescrição reichiana sobre o que seria o bom comportamento erótico, prescrição que orienta a proposta reichiana de Educação sexual, é confrontada com a genealogia nietzschiana. Um confronto no território da ética, que busca dizer sim à multiplicidade das condutas eróticas. Uma ética erótica para além do bem e do mal. Por fim, são utilizados elementos da tragédia nietzschiana na configuração de uma afirmação e de um querer. A afirmação do que ainda é intolerável na Educação sexual e o querer trágico da criação e da alegria na Educação do erotismo dionisíaco.pt_BR
dc.description.abstractEsta Disertación problematiza el tema del erotismo en y de la Educación Sexual. Es a partir de la teoria reichiana sobre la sexualidad y la propuesta reichiana de Educación Sexual, que ocurre una otra manera de hablar sobre el erotismo articulado a la educación. Esa otra manera es contagiada por modos de pensar oriundos de la filosofia nietzschiana. Una de las dimensiones analizadas se refiere a la verdad erótica: ¿como son constituidas las verdades sobre el erotismo en la lógica reichiana? Esta indagación es problematizada a través del concepto nietzschiano de voluntad de potencia y de su desplazamiento: la voluntad de verdad. Esa problematización transcurre en el sentido de la posibilidad de pensar el erotismo como un espacio dionisíaco de la existência humana. Un espacio para más allá de la lógica de la oposición binária entre la verdad y la mentira. Otro aspecto analizado se relaciona a la moral erótica. La prescripción reichiana sobre lo que seria el buen comportamiento erótico -- prescripción que orienta la propuesta reichiana de Educación sexual --, es confrontada com la genealogia nietzschiana. Un confronto en el territorio de la ética que busca decir sí a la multiplicidad de las conductas eróticas. Una ética erótica para más allá del bien y del mal. Por fin, son utilizados elementos de la tragedia nietzschiana en la configuración de una afirmación y de un querer. La afírmación de lo que todavía es intolerable en la Educación sexual y el querer trágico de la creación y de la alegria em la Educación del erotismo dionisíaco.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectReich, Wilhelm, 1897-1957pt_BR
dc.subjectNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900pt_BR
dc.titleTrágica educação sexual do erotismo : uma agonística entre Reich e Nietzschept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000350905pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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