Atividades rítmicas musicais e o desenvolvimento das noções de espaço e tempo
Visualizar/abrir
Data
1987Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O propósito deste estudo foi investigar o efeito de um Programa de Atividades Rítmicas Musicais (ARM) sobre o desenvolvimento das noções de espaço e tempo. Os sujeitos desta pesquisa foram crianças de 5 e 6 anos, de escolas públicas da rede estadual, localizadas em bairros da classe média de Porto Alegre, num total de 71 sujeitos divididos em três grupos, sendo um grupo de controle e dois grupos experimentais. Foram utilizadas como pré e pós-testes as provas piagetianas para observar os níveis ...
O propósito deste estudo foi investigar o efeito de um Programa de Atividades Rítmicas Musicais (ARM) sobre o desenvolvimento das noções de espaço e tempo. Os sujeitos desta pesquisa foram crianças de 5 e 6 anos, de escolas públicas da rede estadual, localizadas em bairros da classe média de Porto Alegre, num total de 71 sujeitos divididos em três grupos, sendo um grupo de controle e dois grupos experimentais. Foram utilizadas como pré e pós-testes as provas piagetianas para observar os níveis de desenvolvimento das noções de espaço e tempos antes e após o experimento. As Atividades Rítmicas Musicais foram baseadas em Edgar Willems, Carl Orff e Maurice Martenot, sendo retirados da teoria piagetiana os conceitos básicos para o desenvolvimento das noções de espaço e tempo envolvidos nas tarefas rítmicas. O programa foi estruturado em três etapas, cada etapa constou de oito sessões de ARM, com a duração de 30 a 40 minutos, duas vezes por semana. Na última sessão de cada etapa, todas as noções introduzidas foram combinadas e reforçadas, de forma que após sete sessões, se seguiu uma de reforço. Os professores de classe, sem formação musical especifica, foram os aplicadores, após treinamento prévio e com assessoramento sistemático da autora do projeto. Os resultados foram avaliados segundo a teoria de Jean Piaget e submetidos ao teste qui-quadrado e Teste Exato de Fisher. O programa de Atividades Rítmicas Musicais revelou-se efetivo no desenvolvimento da noção de tempo não tendo o mesmo efeito para a noção de espaço. Observou-se que o nível de desenvolvimento destas noções não variou em relação a sexo dos sujeitos. Foram também analisados os planos de aula, atuação musical dos docentes e os assessoramentos realizados. Observou-se que o professor sem formação musical específica, mediante treinamento e assessoramento pode ter um bom desempenho em atividades nas quais sua atuação consiste em estimular e animar as crianças em tarefas simples. Todavia quando lhe é exigido o papel de referencial e apoio do grupo sua competência fica ameaçada devido à carência de conceitos que envolvem a compreensão dos fenômenos musicais. ...
Abstract
The purpose of this study was to investigate the efect of Musical Rhythm Activities Program about the development of notions of space and time. The subjects of tais research were children about five or six years old, coming froin public state schools and living in middle class neighborhood in Porto Alegre and totalizing 71. They were divided in three groups, one being a control group and two experimental groups. The Piaget tests were used as pre and post tests to observe the levels of developme ...
The purpose of this study was to investigate the efect of Musical Rhythm Activities Program about the development of notions of space and time. The subjects of tais research were children about five or six years old, coming froin public state schools and living in middle class neighborhood in Porto Alegre and totalizing 71. They were divided in three groups, one being a control group and two experimental groups. The Piaget tests were used as pre and post tests to observe the levels of development of the space and time notions before and after the experiment. The Musical Rhythm Activities were based upon the works of Edgar Willems, Carl Orff and Maurice Martenot. The basic concepts for the development of the space and time notions involved in rhythm activities, were taken from the Piaget theory. The program was structured in three steps. Each of them had eight sessions of MRAP with the duration of thirthy or forty minutes twice a week. In the last session of each step all notions introduced were combined and reinforced in such a way that after seven sessions, a reinforcement session followed up. Classroom teachers without specific musical education administered the program, with pervious training and systematic assistance by the autor of the project. The results were appraised throught Jean Piaget's theory and submitted to the "qui-quadrado" test and Fisher Exact Test. The Musical Rhythm Activities Program proved to be effective in the development of the notion of time but it hadn't the same result with the notion of space. It was observed that the level of the development of these notions didn't change regardless of the children's sex. Class plans were analised too, as well as the musical performance of the trainees and the assistance given. It was observed that the teacher without specific musical education, with previous training and assistance may have a good performance in activities in which their performance consists in stimulating and encouraging the children to simple works. However when the theacher is pushed to be a reference and group support, then his competency is threatened, due to the lack of concepts, that the musical phenomena comprehension involves. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License