A prática social educativa da FASE/PoA no movimento sindical : 1987-1993 : o movimento sindical como mediação da educação popular
dc.contributor.advisor | Silva Triviños, Augusto Nibaldo | pt_BR |
dc.contributor.author | Viegas, Moacir Fernando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T03:25:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1994 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256203 | pt_BR |
dc.description.abstract | A problemática investigada neste estudo refere-se à prática sindical como mediação da prática social educativa da Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE) de Porto Alegre, no período dos últimos seis anos. Nosso objetivo principal foi analisar de que modo a prática social educativa desta instituição interfere nas lutas dos trabalhadores, na medida em que possui como mediação de sua ação as organizações sindicais, cujo caráter no sistema capitalista reside principalmente na gestão e controle das lutas operárias. Para tanto, analisamos os documentos que a FASE produziu neste período, observamos seu assessoramento ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Calçado de Novo hamburgo, assim como realizamos entrevistas semi-estruturadas com os técnicos da instituição. Nossa hipótese inicial foi a de que a concretização do objetivo principal da FASE, de formar e assessorar organizações próprias dos trabalhadores, ao ter como mediação de sua realização os sindicatos, criou uma Contradição na prática da instituição. Contradição que a situou num campo de disputa de classes sociais antagônicas.Os resultados a que chegamos demonstraram que o que determinou o desenvolvimento dessa contradição foi a concepção da FASE das entidades sindicais como representantes legítimos das classes trabalhadoras. Assim, a prática dos técnicos da instituição levou a que em certo momento, o que era para ser o meio de realização dos objetivos - os sindicatos - passasse a configurar o fim de sua prática. A FASE se distancia das lutas dos trabalhadores nos seus locais de trabalho, na medida mesma em que o ''novo sindicalismo'', antes ideologia de uma prática social contraditória, se incorpora nos mecanismos legais de representação capitalista. O capítulo sobre a concepção de hegemonia da FASE tem por objetivo demonstrar esta aproximação da entidade às burocracias sindicais, expressa no campo de forças em que está envolvida hoje. Um outro capítulo, que trata da FASE enquanto instituição, pretende apontar contribuições naquilo que tem sido um de seus principais questionamentos, sua identidade enquanto Organização Não-Governamental (ONG). Esta identidade é dada pelas relações sociais que a entidade estabelece com outras instituições. Os organismos sindicais não servindo a um verdadeiro, projeto de criação das organizações autônomas da classe trabalhadora, mas, pelo contrario, visando a gestão da força de trabalho, concluímos pela necessidade da FASE trabalhar diretamente com os trabalhadores. Este seria de fato o caminho para a constituição de relações sociais novas, anti-capitalistas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The theme of this study is a social educative pratice of the Federation of Organization for Social and Educational Assistance (FASE - Federação de Orgãos para a Assistência social e Educacional) in Porto Alegre during the last 6 (six) years. Our purpose was to analyse how the operation of this entity, which has as its main characteristic to use labor unions as a medium for its practice, interferes in the struggles of the laborers. Therefore, we analysed the documents developed bv FASE during this period of time, semi-estructured interviews with technical personnel of the instituition were taken, as well as the assistance that this institution gives to the labor union of the leather industries in Novo Hamburgo. Our initial hypothesis was the concretization of the main purpose of FASE to establish and assist organizations related to labourer, created a contradiction in the operation of the instituition. Contradiction that placed the instituition in a field of antagonic social class struggles. The findings we reached demonstrate that what determined the development of this contradiction was the concept of FASE concerning the labor unions as legitimate representatives of laboring classes. The practice of the technical personnel of the instituition, at a certain period, lead to transform to what should have been a means for reaching its purposes – the labor unions – into the end of its activities. FASE in this way abandons the struggles of the labours in their working places, at the same measure as the ''new syndicalism'', formerly ideology of a contradictorious social practice, incorporates the new legal machanisms of capitalistic representation. The chapter corcerning FASE's concept of hegemony has the purpose of demonstrating this approximation of this entity to the burocracies of syndicalism, expressed in the field of Power in which it is involved today. Another chapter, which treats the institutional side of FASE, has the purpose of pointing out contributions – those things that have been the main reasons for questionings, its identy as a non-governmental. organization (NGO). This identy is given through the social relation that the institution establishes with other organizations. Since union organizations are not serving as a true Project for creation of autonomous labor class organizations but, on the contrary, that aim to manege labour power, we conclude for the need of FASE to develope its action diretly with laborers. This would be the way in wich its social practice would contribute for the establishment of new, anti-capitalistic social relations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática social | pt_BR |
dc.subject | Movimento sindical | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | A prática social educativa da FASE/PoA no movimento sindical : 1987-1993 : o movimento sindical como mediação da educação popular | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000092837 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1994 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)