Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.contributor.authorRodriguez, Rita de Cassia Morem Cossiopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:54Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256191pt_BR
dc.description.abstractO objetivo fundamental deste trabalho foi analisar as representações das diferenças, os processos imbricados no aprender/não-aprender e as propostas de inclusão, buscada refletir sobre o papel do psicopedagogo na constituição de subjetividades, a fim de buscar outros espaços profissionais. Propus pensar os sujeitos e as instituições que promovem o entrelaçamento dos discursos, em suas representações, com suas fraturas e contradições, na perspectiva de uma atuação psicopedagógica capaz de se perceber neste momento de ruptura de paradigmas, emergindo daí as reflexões sobre a educação, a inclusão de portadores de necessidades especiais no ensino regular e a utopia da escola inclusiva. A pesquisa foi qualitativa, na forma de estudo de caso, buscando a compreensão do contexto e das singularidades. Foram selecionadas três escolas, de diferentes sistemas de ensino, com projetos político-pedagógicos diferenciados e perspectivas de inclusão peculiares: uma que mantém o suporte da classe especial, outra que não mantém suporte algum e outra, ainda, que possibilita a inclusão de portadores de necessidades especiais no ensino regular. Para cada escola foi construída uma proposta de intervenção psicopedagógica, aliada à realidade local e às expectativas manifestadas. Como amostra, selecionou-se: Na escola A, todo o contexto escolar; na escola B, uma criança encaminhada para atendimento e na escola C, quatro crianças portadoras de deficiências incluídas na sala regular. A coleta de dados realizou-se através de observação e análise, entrevistas semi-estruturadas, acompanhamento em reuniões, sessões individuais e coletivas, acompanhamento sistemático em sala (quando foi possível) e propostas de intervenção específicas. A análise foi desenvolvida através da "técnica de análise de conteúdo", que partiu da compreensão do começo, das práticas e dos discursos, em suas manifestações e entrelinhas. O aprofundamento dos casos se deu numa leitura hermenêutica, buscando-se na psicanálise e nas perspectivas interacionistas, os recursos teóricos de fundamentação. A Psicopedagogia, como espaço profissional de ruptura, colocou-se como possível, assim como a busca pela inclusão, desde que perpassados pela ética e pela utopia que pressupõe a aceitação da diferença, o respeito pela singularidade, como exemplos da pluralidade e diversidade humanas, onde a convivência traduz o desato da vida.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this paper was to analyse the representations of the differences, the processes involved in the learning/non-learning and the proposal of inclusion,trying to reflect about the role of psycopedagogies in the constitution of subjectivities, in order to search other professional fields. l propose to think about the subjects and the constitution that prometes the entwining of the discoursess, in its representation with its fractures and contradictions, in the perspective of a psycho-pedagogical performance capable of realizing at this moment of rupture of paradigmas, emerging from that the reflection about education, the inclusion of carriers of special needs in regular school and the utopia of inclusive school. The research was qualitative, in the way of the studying of the case, looking for the understanding of the context and the singularities. Three schools were chosen. the different teaching systems with different political-pedagogical projects and perspectives of peculiar inclusions: one that keeps the support of special classes; another that does not keep any support at all; and another that makes it posible the inclusion of special-need carriers in regular classes. For each school was set a proposal of psyco-pedagogical intervention, embracing the local reality and the expectations shows. As sample, it was selected: in school A, all the school context; in school B, a child sent for assistance; and in school C, four children carriers of special needs in regular classes. The aquisition of data was made through the observation and analysis, semi-structured interviews, attendance of meetings, individual and joint sessions, systmatic attendance of classes (whenever possible) and the proposal of specific intervention. The analysis was carried out through the "content-analysis technique" which came from the understanding of the context, the pmctice and the discourse, in its acting and in its in-between the lines. The detailing of the cases happened in an hermenatic reading searching into psycoanalysis and in the enteraction perspective, the teoretical resourses af substantiation. Psycopedagogy, as professional field and rupture, has set itself as possible, as well as the search of inclusion, once gone through ethical and through the utopia that it supposes the acceptance of diffennce, the respect for singularity, as examples of human plurativity and diversity, where the living with translates the challenge of life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicopedagogia : Subjetividade : Portador de deficienciapt_BR
dc.titleIntersubjetividade das relações : análise das representações das diferençaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000242333pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1999pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples