Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente
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Data
1988Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O estudo abordado o processo de socialização da criança na pré-escola na perspectiva da relação dialética estrutura social- estrutura individual. Trata-se de um estudo de caso segundo a metodologia da pesquisa-ação. Busca revelar, internamente a um prometo em execução, as contradições e superações necessárias de uma sociedade capitalista onde a pré-escola expressa a dualidade de sistemas de oferta e acesso por classe social. Situado na classe media, procura a vinculação da educação à sociedade, ...
O estudo abordado o processo de socialização da criança na pré-escola na perspectiva da relação dialética estrutura social- estrutura individual. Trata-se de um estudo de caso segundo a metodologia da pesquisa-ação. Busca revelar, internamente a um prometo em execução, as contradições e superações necessárias de uma sociedade capitalista onde a pré-escola expressa a dualidade de sistemas de oferta e acesso por classe social. Situado na classe media, procura a vinculação da educação à sociedade, unificando a crítica social a uma nova pratica pedagógica e coloca a discussão da práxis pré-escolar construída entre os participantes do processo. A aproximação teórica e feita na perspectiva das teorias críticas de ordem marxista que foram combinadas com a releitura da teoria da Análise Transacional para a abordagem de natureza psicológica do indivíduo em formação (a criança). A explicitação de uma experiência existente e o seu aprofundamento teórico busca elucidar caminhos concretos do socialismo em processo e devir histórico e dialético no concreto de uma escola e sua equipe, de seus alunos e seus pais e seu contexto social numa caminhada coletiva de superação das contradições individuais e de impacto social que se constitui em práxis constante de transformação. ...
Abstract
The present study broaches the socializing process of the child in pre-school in the perspective of the dialetic relation social structure - individual structure. It is a study of a case according to the research-action methodology. It intends to reveal, inside a project in process, the incoherences and the necessary overcomes of a capitalist society where pre-school has the two-fold character of supply and access through social class. Placed in the middle class, it searches for a linking betwe ...
The present study broaches the socializing process of the child in pre-school in the perspective of the dialetic relation social structure - individual structure. It is a study of a case according to the research-action methodology. It intends to reveal, inside a project in process, the incoherences and the necessary overcomes of a capitalist society where pre-school has the two-fold character of supply and access through social class. Placed in the middle class, it searches for a linking between education and society, gathering the social criticism to a new pedagogic experience and it brings the buit pre-school praxis into discussion among the members of the process. The theoretical approach is made in the perspective of marxist critical theories which were combined with a re-reading of the Transactional Analysis to the approach of the psychologic nature of the developing individual (the child). The clear exposition of an existent experiment and its theoretical profoud study is an attempt to make clear the concret ways of the socialism in process and the historical and dialetic series of transformations in a real situation of a school and its staff, its children and their parents in the social context in a social way of overcoming the individual incoherences and of social Impact 'which consists a constant praxis changing. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7443)Educação (2496)
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