Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFeldens, Maria das Graças Furtadopt_BR
dc.contributor.authorOrtiz Espinoza, Maria Elenapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:17Zpt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256147pt_BR
dc.description.abstractO sistema educacional do Equador está passando por reformas com a intenção de atualizar e superar problemas detectados nas avaliações sobre ensino, como a excessiva memorização, a falta de criatividade nos estudantes, a desatualização dos docentes e dos programas de estudo e o uso de métodos tradicionais de ensino. No sentido de dar uma contribuição a essas mudanças, o presente estudo buscou compreender as memórias de professores sobre sua formação docente, trajetória de vida profissional, a prática docente e influências que neste processo receberam. Sete professores atuando em três colégios públicos na cidade de Quinto participaram no estudo. Observação não participante, entrevistas e literatura sobre o desenvolvimento da educação equatoriana, bem como da trajetória de uma das Faculdades formadoras de professores no País, foram as abordagens usadas para me engajar no estudo do cotidiano escolar e conhecer como foi a formação inicial e contínua destes educadores, assim como as representações de suas práticas docentes. Vários aspectos puderam ser evidenciados através das memórias de vida dos participantes: (a) a escolha pela profissão foi influenciada pelo fator econômico familiar, relações de gênero, no caso das professoras mulheres, relativamente à vocação ou incertezas, bem como a influência de professores na infância e na adolescência; (b) a pouca contribuição teórica dos cursos de formação docente, centralizados na figura dos professores e do saber de algumas disciplinas, assim como o desenvolvimento de competências para avaliar o aluno e planejar, bem como a dicotomia entre a teoria dos conteúdos e a prática escolar vivenciada; (c) a busca de estabilidade no trabalho faz com que exista uma alta rotatividade nos primeiros anos da docência, evidenciando nessa experiência, as primeiras dificuldades como a falta de materiais, pagamento atrasados dos salários e o meio social e cultural dos alunos. Porém estas limitações são compensadas pela gratidão dos estudantes e a confiança que chegam a ter com seus mestres, segundo os depoimentos. A capacitação nesta caminhada nasce de iniciativas pessoais ou das instituições onde trabalham. A única mudança revelada na fala dos professores foi no comportamento dos alunos. Outro fato manifestado foi o trabalho de equipe nas áreas de estudo que é onde nasce qualquer ideia de mudanças e melhoria profissional. Diferentes formas de trabalhar os conteúdos puderam ser evidenciadas nos três colégios participantes, dependendo de fatores como: época em que foram criados, tipo de clientela que atende e projeto pedagógico coletivo que existe em dois dos colégios paricipantes, que têm a categoria de experimentais. Estas formas de trabalho foram das mais punitivas até as mais permissivas, no que se refere à relação professor aluno, o conteúdo e a aprendizagem deste, bem como a organização intra-escolar, sendo que o lugar central no processo de ensino-aprendizagem ocupa o saber e a figura dos professores. Os professores participantes demonstraram uma profunda convicção do seu papel, que pode ser considerado romântico e desligado dos processos sociais e políticos mais amplos, sem que por isso deixem de acreditar que a sua participação é importante para a melhoria da qualidade do ensino público. Seu trabalho, no entanto, se circunscreve à sala de aula, ao ato de ensinar e aprender. Acreditam que os professores são somente guias e condutores neste processo cabendo aos alunos o papel ativo. Assim, superar as limitações evidenciadas no estudo remete a um conhecimento mais profundo das “memórias e vida” pelos próprios professores, para serem trabalhados nos colégios. Uma via poderia ser a pesquisa-ação, na busca de mudanças e um conhecimento maior do seu dia-a-dia. No que se refere à formação inicial o “processo clinico” poderia contribuir para refletir, à luz dos pressupostos teóricos, sobre as experiências da prática escolar desde os primeiros anos de formação, ajudando desta forma a preparar profissionais mais reflexivos e comprometidos com seu papel.pt_BR
dc.description.abstractEl sistema educacional Del Ecuador está passando por reformas com la intención de actualizar y superar problemas detectados em las evacuaciones sobre educación, como la excesiva memorización, la falta de creatividad em lós estudiantes, la desactualización de lós docentes y de lós programas de estúdio y el uso de métodos tradicionales de enseñanza. Con la intención de dar uma contribuición a esos cambios, el presente estudio buscó comprender las memorias de profesores sobre su formación docente, trayectoria de vida profesional, prática docente e influencias que en este proceso recibieron. Siete professores actuando em tres colegios públicos em la ciudad de Quinto participaron em el estúdio. Observación no participante, entrevistas y literatura sobre el desarollo de la educación ecuatoriana, bien como de la trayectoria de una de las Facultades formadoras de professores en el País, fueron los abordajes utilizados para insertame en el estudio del cotidiano escolar y conocer como fue la formación inicial y continua de estos educadores, así como las representaciones que tienen de sus práticas docentes. Varios aspectos pudieron ser evidenciados a través de las memórias de vida de los particípantes: a) la opción por la docencia fue influenciada por el fator económico familiar relaciones de género, en el caso de las profesoras; con referencia a la vocación o incertezas, así como la influencia de profesores em la infancia y em la adolescência; b) la poca contribuición teórica de los cursos de formación docente, centralizados en la figura de los professores y del saber de algumas materiais, así como el desarrollo de competencias para evaluar al alumno y planificar, bien como la dicotomía entre la teoria de los contenidos y la prática evidenciada; c) la búsqueda de estabilidad em el trabajo hace que exista una alta rotatividad en lós primeros años de docencia, evidenciando, en esta experiência, las primeras dificultades como la falta de materiales, pago atrasado de los salários y el medio social y cultural de los alumnos. Sin embargo estas limitaciones son recompensadas por la gratitud de lós Estudiantes y la confianza que llegan a tener com sus maestros. La capacitación em este proceso nace de iniciativas personales o de las instituciones donde trabajan. El único cambio manifestado a través de las conversaciones de los professores fue em el comportamiento de lós alumnos. Outro hecho manifestado fue el trabajo de equipo em las áreas de estudio que ed donde nace cualquier Idea de cambio y mejoría profesional. Diferentes formas de trabajar lós contenidos pudieron ser evidenciados em los tres colegios participantes, dependiendo de factores como: época em que fueron creados, tipo de clientela que atiende y el proyecto pedagógico colectivo que existe en dos de lós colegios participantes, que tienen la categoría de experimentales. Estas formas de trabajo fueron de las más punitivas hasta las más permisivas, en ló que se refiere a la relación profesor-alumno, el contenido y el aprendizaje de este, bien como la organización intra-escolar, siendo que el lugar central en el processo de ensañanza aprendizaje lo ocupa el saber y la figura de los profesores. Los profesores participantes demonstraron una profunda convicción de su papel, que puede ser considerado romántico y desligado de los procesos sociales y políticos más amplios, sin que por eso dejem de pensar que su participación es importante para mejorar la calidad de la enseãanza pública. Su trabajo, sin embargo, se circunscribe a la sala de aula, al acto de enseñar y de aprender. Los profesores piensan que son sólo guías y conductores en este processo, cabiendo a los alumnos el papel activo. Así, superar las limitaciones, evidenciadas em el estudio remite a um conocimiento más profundo de las “memorias de vida” por los proprios profesores, para ser trabajados em los colegios. Una via podría ser la investigación-acción, en la búsqueda de cambios y un conocimiento mayor de su día-a-día. En lo que se refiere a la formación inicial el “proceso clínico” podría contribuir para reflexionar, a la luz de lós presupuestos teóricos, sobre las experiências de la prática escolar desde lós primeiros años de formación, ayudando de esta forma a preparar profesionales más reflexivos y comprometidos com su papel.es
dc.description.abstractThe Educational System of Ecuador is going through some reforms with the intention to bring up to date and to overcome the problems detected on the evaluation about teaching, like the excessive memorizartion and the students’ lack of creativity – the out of date teaching programs and the use of tradicional and obsolete teaching methods used by the teachers. In order to give a contribution to those changes, the present study attempetd to understand the teachers’ memories about their teaching formation, their Professional life, their teaching practice, plus the influences they had received during that process. Seven teachers Who work in three diferent public schools in Quito took part in this study. Non – participant observations, interviews and literature concerning to the development of Ecuatorian Education, as well as the trajectory in one of the Faculties of Education in the country were approaches used engage myself in the study of the daily schooling foutine and how the initial and continued formation of those educators occurred, like wise the representation of their teaching practices. Several aspects became evident through the memory of the participants’ life: a) the choice for the profession was influenced by the family economical factor, gender relations, in the case of female teachers, relatively to the vocation or incertainness, as well as to the influence from teachers of them childhood and adolescence; b) little theorical contribution from the teaching formation courses centered upon the teachers’ figure and the knowledge of some subjects, as well as the development of competences of planning and how to evalute the pupil, and the practical schooling lived by them; c) the search for a stable work yields to a high rotativity in the first years of teaching, on this experience, the first difficulties as lack of material, delayed payment of the salary, and the students’ social and cultural enviroment, yet these limitations are compensated by the pupils’ future gratitude and confidence toward their school masters. To enable this journey is a personal iniciative or it must be reinforced by the institution where the person works. The only revealed change by the participant teachers was the student’s behavior change. Another fact was the team work in áreas of study where, indeed any changes of ideias and professional improvements, come to existence. Differents ways of working the contents could obviosly be seen in three schools which participated in the research, depending on facts like: the time they were created, the type of clients that attend the classes, the collective pedagogicial projct that exists in two of the school of that experimental category. These ways of work were more punitive or even more permissive referring to the teacher-pupil relation the content and the acknowledment of it, as well as the intra-school organization, since the core in the teaching-learning process occupies the knowledge and the figure of the teachers. The participating teachers demonstrated a profound conviction about their role, which may be considered romantic and desconected of a wider social-political process it doesn’t mean that they don’t believe that their participation is important to improve the teaching quality of public schools. Their work, however, is delimited to the classroom and the act of teaching and learning. They believe that teachers are only leaders or conductors in that process, and the students are the active part. So, to overcome the evident limitations in the study remits a deeper learning of “the memories of life” by the teachers themselves to be worked in shcools. One way could be through “action-research”, looking for changes and a greater acknoledgement in their daily life. Referring to an initial formation, the “clinical process” could contribute for a reflection under the light of the theory, about the experiences of the schooling practice, since the first years of formation, this could help to prepare more reflective and compromised professionals inside their role.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPapelpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEquadorpt_BR
dc.titleMemórias de vida e prática docente : um estudo no Equadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000141334pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Eduacaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1995pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples