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dc.contributor.advisorFischer, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorVillalobos Claveria, Alejandro Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:10Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256136pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação busca contextualizar a figura do professor de filosofia numa sociedade do terceiro milênio, caracterizada por profundas transformações sociais, culturais e tecnológicas, as quais podem determinar sua atividade reflexiva e pedagógica. Para isso, realiza de forma preliminar uma análise bibliográfica das atuais tendências teóricas, científicas, técnicas e culturais que estão determinando a reflexão filosófica contemporânea. Esta revisão permite delimitar o objeto de estudo desta tese e focaliza sua atenção na formação de professores de filosofia, como elemento essencial de uma possível transformação dos anuais processos vinculados à educação filosófica que ocorrem principalmente na sociedade chilena (1 996-1998). Não obstante, este pesquisador, como sujeito explorador que transita em duas culturas, não esquece a presença filosófica brasileira em seu estudo. Daí, em consequência, sua eleição de uma visão "omnicompreensiva" que orienta tanto sua análise como sua formulação de uma proposta de formação docente para estes professores, com o propósito de superar as dificuldades existentes entre ambas culturas em nível de ensino da filosofia. A análise hermenêutica e a aplicação de um enfoque fenomenológico na problemática de estudo permite concluir a necessidade de repensar os atuais processos formativos dos professores de filosofia, com a finalidade de facilitar sua melhor contextualização da atividade reflexiva. Dentro desta perspectiva, considera que o uso dos recursos informáticos pode ser um fator de melhoria e de transformação dos processos pedagógicos associados com o ensino da filosofia. A análise hermenêutica e a aplicação de um enfoque fenomenológico na problemática de estudo permite concluir a necessidade de repensar os atuais processos formativos dos professores de filosofia, com a finalidade de facilitar sua melhor contextualização da atividade reflexiva. Dentro desta perspectiva, considera que o uso dos recursos informáticos pode ser um fator de melhoria e de transformação dos processos pedagógicos associados com o ensino da filosofia. Por conseguinte, durante a realização deste estudo se recorre a teoria, conceitos e metodologias provenientes do campo da filosofia, com o objetivo de construir uma proposta de formação docente mais pertinente, crítica e criativa para a educação filosófica do terceiro milênio, possível de ser aplicada nestes países.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación busca contextualizar la figura del profesor de filosofia en uma sociedad del tercer milenio, caracterizada por profundas transfomiaciones sociales, culturales y tecnológicas, las cuales pueden detemlinar su actividad reflexiva y pedagógica. Por eso, realiza de fomla preliminar un análises bibliográfico de las actuales tendencias teóricas, cientificas, técnicas y culturales que están determinando la reflexión filosófica contemporánea. Esta revisión permite delimitar el objeto de estudio de esta tesis y focaliza su atención en la formación de profesores de filosofia, como elemento esencial de una posible transformación de los actuales procesos vinculados a la educación filosófica que ocurren principalmente en la sociedad chilena (1 996- 1998). No obstante, este investigador como sujeto explorador que transita en dos culturas, no olvida la presencia filosófica brasileña en su estudio. De ahi, en consecuencia su adopción de una visíón "omnicompreensiva" que guia, tanto su análises como en la formulación de una proposta de formación docente para estos profesores, con el propósito de superar las dificultades existentes entre ambas culturas en la enseñanza de la filosofia. EI análises hermeneútico y la aplicación de un enfoque fenomenológico en la problemática de estudio permite concluir la necesidad de re-pensar ]os actuales procesos formativos de los profesores de filosofia, a fin de facilitar su mejor contextualización de la actividad reflexiva. Dentro de esta perspectiva, considera que el uso de los recursos infomáticos puede ser un factor de mejoramiento y de transfomlación de los procesos pedagógicos asociados con la enseñanza de la filosofia. El análises hermeneútico y la aplicación de un enfoque fenomenológico en la problemática de estudio permite concluir la necesidad de re-pensar los actuales procesos formativos de los profesores de filosofia, a fin de facilitar su mejor contextualización de la actividad reflexiva. Dentro de esta perspectiva, considera que el uso de los recursos infomáticos puede ser un factor de mejoramiento y de transfomlación de los procesos pedagógicos asociados con la enseñanza de la filosofia. Por consiguiente, durante la realización de este estudio se recurre a teorias, conceptos y metodologias provenientes del campo de la filosofia, con el objetivo de construir una propuesta de formación docente más pertinente, crítica y criativa para la educación filosófica del tercer milenio, posible de ser aplicada en estos países.es
dc.description.abstractThe present investigation seeks to contextualize the figure of the professor of philosophy in a third millennium society, characterized by deep social, cultural, and technological changes which will eventually determine his activity, both reflectively and pedagogically. And to this end, it preliminaríly carries out a bibliographical analysis of the current theoretical, scientific, technical, and cultural trends which are leading the way in contemporary philosophical reflection. This review allows us to limit the scope of the target study of this thesis and focus its attention on the formation of the professor of philosophy as a critical element of a likely change in the current processes related to the philosophical education under way mostly within Chilean society (1996-1998). Notwithstanding, the researcher, as an explorar individual straddling between two cultures, should not forget the Brazilian philosophical presence in his study. hence, the main reason for his selecting of an "omnicomprehensive" perspective which guides his analysis as well as his formulation of a proposition for the formation of these professors, with a view to overcome the existing difficulties between both cultures at the level of the teaching of philosophy. The hermeneutical analysis and the phenomenological approach applied to the problematics of the study prompt us to conclude for the need to reconsider the current formative processes of professors of philosophy, in terms of facilitating a better contextualization of their reflective activity. From this perspective, it is acknowledged that the use of the resources provided by the information tecnology - informatics- might be na enhancing factor, as well as of transformation of the pedagogical processes related to the teaching of philosophy. In this connection, during its achievement this study made of theories, concepts, and methodologies borrowed from the field of philosophy wíth the objective of building a proposition for a more pertinent, critical, and insightful teaching formation for the philosophical education of the third millennium, which could possibly be applied to these countries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectChilept_BR
dc.titleO professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazerpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000242727pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1999pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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