Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMouriño Mosquera, Juan Josépt_BR
dc.contributor.authorDoll, Johannespt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:09Zpt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256134pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho descreve e analisa a implantação e o aprimoramento de um novo projeto pedagógico: o Currículo Bilíngue alemão--português na Escola de 1o e 2o Graus Pastor Dohms em Porto Alegre. Esse Currículo Bilíngue tem uma de suas raízes históricas nas Escolas Teuto-Brasileiras que surgiram no sul do Brasil durante o século passado coma uma maneira dos imigrantes alemães garantirem uma formação escolar para seus filhos. Essas escolas atingiram o auge do seu desenvolvimento nas primeiras décadas deste século e sumiram em Função da Política de Nacionalização do Estado Novo e da proibição do uso da língua alemã durante a 2a Guerra Mundial. Uma pesquisa histórica mostra continuidades e descontinuidades do atual Currículo Bilíngue com essa raiz histórica. A Formação de um currículo bilíngue envolve, além de questões pedagógicas, muitos aspectos linguísticos. Uma pesquisa bibliográfica, analisando as mais importantes teorias da aquisição da primeira e de uma segunda língua elabora aspectos importantes para uma educação bilíngue. Escolas bilíngues colocaram em prática tal ensino de diferentes maneiras. A análise desses diferentes tipos de escolas bilíngues serva como quadro comparativo para o novo projeto. A implantação, na qual participaram vários grupos tais como pais, idealizadores e a equipe pedagógico da Escola Pastor Dohms, aconteceu depois do trabalho de uma comissão pedagógica que discutiu a concepção os objetivos, os critérios de seleção de alunos e professores, etc. desse futuro Currículo Bilíngue. Como não existia uma experiência prática no campo da educação bilíngue, o trabalho no Currículo Bilíngue desenvolveu--se em constante planejamento, pesquisa teórica, avaliação e replanejamento do trabalho prático através do grupo dos professores, seguindo as linhas da pesquisa-ação. Acompanhando esse processo contínuo de implantação e aprimoramento, o trabalho mostra e analisa, através de entrevistas, atas de reuniões e questionários, a visão dos diferentes grupos que participaram desse processo: a Associação Escola Teuto-Brasileira de Porto Alegres como idealizadora, a Escola Pastor Dohms, os alunos, os pais e os professores. Com isso, o trabalho faz um relato e uma análise de um processo de pesquisa--ação atingindo, dessa maneira, dois objetivos: a) possibilitar aos grupos envolvidos no processo, o próprio autor faz parte desse grupo como coordenador e professor do Currículo Bilíngue, uma análise de como a implantação e o aprimoramento aconteceram até agora, realimentando assim o processo de pesquisa-ação, metodologia que serviu de base para o desenvolvimento desse projeto pedagógico. O objetivo é, então continuar aprimorando o trabalho prático; b) elaborará com base nessa experiência, aspectos importantes de uma educação bilíngue e também da implantação de novos projetos pedagógicos em geral.pt_BR
dc.description.abstractDie vorliegende Arbeit rekonstruiert und analysiert die Einführung und die Entwicklung eines neuen pädagogischen Proiekts: des zweisprachigen deutsch--portugiesischen Curriculums an der Pastor Dohms Schule in Porto Alegre. Eine der historischen Wurzeln des zweisprachigen Curriculums lieqt in den deutsch-brasilianischen Schulen, die im vergangenen Jahrhundert von deutschen Einwanderern hier in Südbrasilien gegründet wurden um ihren Kindern eine Schulausbildung zu sichern. Diese Schulen erreichten den Höhepunkt ihrer Entwicklunq in den ersten Jahrzehnten dieses Jahrhunderts und verschwanden in Konsequenz der Natianalisierungspolitik des "Estado Novo" und des Verbots der deutschen Sprache während des 2. Weltkriegs. Im ersten kapitel wird daher die Entwicklung dieser Schulen untersucht sowie Kontinuität und Diskontinuität des zweisprachigen Curriculums mit seinen historischen Wurzeln. Die Ausarbeitung eines zweisprachigen Curriculums hat neben pädagogischen Fragen vor allem auch linguistische Aspekte zu berücksichtigen. Im zweiten Kapitel werden die geläufigsten Erstund Zweitspracherwerbstheorien analysiert und wichtige Prinzipien für eine zweisprachige Erziehung erarbeitet. Die Analyse von unterschiedlichen bilingualen Schulen dient als Orientierungsrahmen für das neue Projekt. An der Einführung des Projekts waren verschiedene Gruppen beteiliqt: Eltern, ein Förderverein und die pädagogische Leitung der Pastor Dohms Schule. In einer pädagogischen Kommissions, in der der Förderverein (Associação) und die Schulleitung vertreten waren, wurden das Konzept, die Ziele, die Auswahlkriterien für Lehrer und Schüler, etc. des zukünftigen zweisprachigen Curriculums diskutiert und Festgelegt. Da auf dem Gebiet der zweisprachigen Erziehunq unter den heutigen Gegebenheiten noch keine Erfahrungen bestanden, entwickelte sich das neue Curriculum in einem kontinuierlichen Prozeß von Planung, thearetischen Studien, Auswertungen und erneuter Planung. So folgte die Entwicklung den Linien der Handlungsforschung. Die varliegende Arbeit zeigt und analysiert diesen kontinuierlichen Prozeß von Einführung und Verbesserung. In dieser Arbeit geht es dabei jeweils um die Sichtweise der beteiligten Gruppen: des deutsch--brasilianischen Fördervereins, der Pastor Dohms Schule, der Schüler, der Lehrer und der Eltern. Als Datengrundlage dienen Interviews, Aufzeichnungen der Planungstreffen und Fragebögen. Damit stellt die Arbeit einen Bericht und eine Analyse einer HandlungsForschung dar, die zwei Ziele verfolgt: a) Den Gruppen, die an diesem Prozeß beteiligt sind – der Autor gehört als Koordenator und Lehrer des zweisprachigen Curriculums auch mit dazu - soll ein Bericht und eine Analyse der Einführung und der Entwicklung des Proiekts zur Verfügung gestellt werden, der die weitere Entwicklung des Proiekts unterstützen will. Ziel ist also eine Verbesserung der schulischen Praxis. b) Auf der Grundlage dieser Erfahrung werden wichtige Aspekte von bilingualer Erziehung dargestellt sowie Grundlagen für die Einführung von neuen pädagogischen Proiekten.de
dc.description.abstractThis thesis reconstructs and analyses the establishing and improving of a new educational project: the bilingual German-Portuguese branch of the Pastor Dohms School in Porto Alegre. One of the historical roots of the bilingual education is to be found in the German-Brazilian Schools which were founded in southern Brazil in the past century by the German imigrants as an attempt to ensure a proper school education for their children. These schools reached their zenith during the First few decades of this century, and disappeared as a result of the nationalizing policy of the "Estado Novo" and the prohibition of the German language during World War ll. One chapter therefore is dedicated to the investigation of those schools and of the continuity and discontinuity of the current bilingual curriculum with its historical roots. The elaboration of a bilingual curriculum has to take into consideration not only educational questions, but above all linguistical aspects. An analysis of the scientific literature shows important principles for bilingual education, based on the theories for the acquisition of the first and second language. There are various ways how schools apply the idea of a bilingual education to the practice. The analysis of several such schools serves as a reference frame for the new project. The introduction of this project, in which various groups such as the parents sponsors, and the educational leaders of the school participated, took place after an educational committee had discussed and outlined the objects, the criteria for selection of pupils and teachers etc. Since hardly anyone had experience with bilingual education, the curriculum was the result of a continuing process of planning, theoretical studies, evalution and re-planning. The practical work by the teachers followed the principles of action research. This thesis shows and analyses the process of introduction and improvement by means of interviews, minutes of planning meetings and questionnaires from the point of view of the participating groups: the German-Brazilian sponsor association, the Pastor Dohms School, the teachers, the pupils and parents. Therefore, this thesis is at the same time a report and an analysis of an action research, whereby two aims are pursued: a) To provide the groups which took part in this process – of which the author as coordenator and teacher is a member, too - with a report and an analysis of the development since the beginnings. Since action research has been the basis of the developing of this educational project, and this thesis is based on it as well, it is its ultimate goal to improve the ongoing practical work at school. b) To show important aspects of bilingual education as well as general introduction of new educational projects, based on the experience with this one.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA implantação e o aprimoramento de um currículo bilíngue : uma pesquisa-açãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000094026pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1994pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem