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dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ariane Wisnieski dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-02T03:27:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255258pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo mapear quais competências socioafetivas são necessárias para alunos de graduação atuarem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A Educação a Distância e o suporte dos AVA se tornaram de extrema importância nos últimos anos, promovendo possibilidades diversas de interação e aprendizado. Contudo, apenas a disponibilidade das ferramentas não garante o seu sucesso, sendo importante compreender as competências socioafetivas (CSA) envolvidas nas interações que ocorrem em AVA. O estudo entende CSA como a mobilização do CHA (conhecimento, habilidade, atitude), considerando aspectos sociais e afetivos (traços de personalidade, estados de ânimo e emoção). Assim, esta investigação é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados aos alunos participantes da pesquisa que atuaram na modalidade EaD em instituições públicas de educação superior e análise de especialistas. O resultado apontou o mapeamento de 5 competências socioafetivas com foco em AVA, sendo elas: Engajamento; Empatia; Resiliência; Abertura ao novo; Autogestão. Dessa forma, entende-se que, através dessa pesquisa foi possível compreender de forma aprofundada as competências socioafetivas dos alunos no AVA, sendo possível também observar que elas podem auxiliar os professores a compreender e colaborar na construção das CSA de seus estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to map which social-affective competencies are necessary for undergraduate students to work in a Virtual Learning Environment (VLE). Distance Education and the support of VLEs have become extremely important in recent years, promoting diverse possibilities for interaction and learning. However, only the availability of tools does not guarantee its success, and it is important to understand the Socio-Affective Competences (SAC) involved in the interactions that take place in VLEs. The study understands SAC as the mobilization of KSA (Knowledge, Skills, and Attitude) considering social and affective aspects (personality traits, moods, and emotions). Therefore, this is a scientific research of an applied nature, exploratory and qualitative approach. The collection instruments were questionnaires and based on the Social Map and Affective Map from VLE ROODA. The research participants were students who worked in the distance education modality in public institutions of higher education. The result pointed to the mapping of 5 socio-affective competencies focused on VLE, which are: Engagement; Empathy; Resilience; Openness to the new; Self-management. Thus, it is understood that, through this research it was possible to understand in depth the students' socio-affective competencies in VLE, and it is also possible to observe that they can help teachers understand and collaborate in the construction of their students' SAC.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocio-affective competenciesen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSocial-emotional competenciesen
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectHigher educationen
dc.titleCompetências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163421pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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