Proposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Proposal for a three-dimensional virtual environment as an instrument for financial education for Brazilian youth and adults
Assunto
Resumo
Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, esta pesquisa objetiva relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de Ambiente Virtual 3D Interativo (AV3D), que seja útil como instrumento de Educação Financeira (EF) voltado principalmente a este público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, utilizo ...
Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, esta pesquisa objetiva relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de Ambiente Virtual 3D Interativo (AV3D), que seja útil como instrumento de Educação Financeira (EF) voltado principalmente a este público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa Design Science Research e um método de projeto (Metodologia Iterativa Integradora de Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação - DevJSTA), que, conjuntamente, se alinham ao objetivo de desenvolvimento de um artefato com características educacionais e de treinamento. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão, associada a um conteúdo prático sobre Educação Financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação as Finanças Pessoais. Como resultado obteve-se um Jogo Sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora de conteúdos de Educação Financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O Jogo está disponível para acesso gratuito através da internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro). ...
Abstract
Economic indicators on default and misallocation of financial resources confirm the difficulty of Brazilian youth and adults in dealing with their personal finances. In view of this, this research aims to relate knowledge from different areas to propose an artifact in Interactive 3D Virtual Environment (AV3D) format, which is useful as a Financial Education (FE) instrument aimed mainly at this target audience. Thus, to guide the development of this research, the Design Science Research research ...
Economic indicators on default and misallocation of financial resources confirm the difficulty of Brazilian youth and adults in dealing with their personal finances. In view of this, this research aims to relate knowledge from different areas to propose an artifact in Interactive 3D Virtual Environment (AV3D) format, which is useful as a Financial Education (FE) instrument aimed mainly at this target audience. Thus, to guide the development of this research, the Design Science Research research methodology and a project method (Iterative Integrating Methodology for the Development of Serious Training and Assessment Games - DevJSTA) are used, which together align with the objective of development of an artifact with educational and training characteristics. Based on theoretical learning and persuasion, associated with practical content on Financial Education, it is expected that the artifact will serve as an instructional tool for decision-making that will lead the learner to a more prosperous path in relation to Personal Finance. As a result, a Serious Game was obtained, considered relevant and useful as a dissemination tool for Financial Education content by members of the target audience and experts in the area. The Game is available for free access via the internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Design (389)
Este item está licenciado na Creative Commons License