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dc.contributor.advisorAymone, Jose Luis Farinattipt_BR
dc.contributor.authorPergher, Bruno Spanevellopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:22:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255149pt_BR
dc.description.abstractIndicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, esta pesquisa objetiva relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de Ambiente Virtual 3D Interativo (AV3D), que seja útil como instrumento de Educação Financeira (EF) voltado principalmente a este público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa Design Science Research e um método de projeto (Metodologia Iterativa Integradora de Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação - DevJSTA), que, conjuntamente, se alinham ao objetivo de desenvolvimento de um artefato com características educacionais e de treinamento. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão, associada a um conteúdo prático sobre Educação Financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação as Finanças Pessoais. Como resultado obteve-se um Jogo Sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora de conteúdos de Educação Financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O Jogo está disponível para acesso gratuito através da internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro).pt_BR
dc.description.abstractEconomic indicators on default and misallocation of financial resources confirm the difficulty of Brazilian youth and adults in dealing with their personal finances. In view of this, this research aims to relate knowledge from different areas to propose an artifact in Interactive 3D Virtual Environment (AV3D) format, which is useful as a Financial Education (FE) instrument aimed mainly at this target audience. Thus, to guide the development of this research, the Design Science Research research methodology and a project method (Iterative Integrating Methodology for the Development of Serious Training and Assessment Games - DevJSTA) are used, which together align with the objective of development of an artifact with educational and training characteristics. Based on theoretical learning and persuasion, associated with practical content on Financial Education, it is expected that the artifact will serve as an instructional tool for decision-making that will lead the learner to a more prosperous path in relation to Personal Finance. As a result, a Serious Game was obtained, considered relevant and useful as a dissemination tool for Financial Education content by members of the target audience and experts in the area. The Game is available for free access via the internet (https://www.ufrgs.br/seudinheiro).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign virtualpt_BR
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectVirtual designen
dc.subjectInteractive 3D virtual environmenten
dc.subjectSerious gameen
dc.titleProposta de ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileirospt_BR
dc.title.alternativeProposal for a three-dimensional virtual environment as an instrument for financial education for Brazilian youth and adults en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001163068pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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