Blog na sala de aula invertida : uma sequência didática contextualizando o movimento circular uniforme a partir de metodologias ativas
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho é o resultado da elaboração, desenvolvimento e implementação de um produto educacional, constituído em uma sequência didática, que teve por tema o Movimento Circular Uniforme - MCU. A escolha do Movimento Circular efetivou-se após pesquisas exploratórias nos bancos do repositório Lume - UFRGS, Sabi - Biblioteca da UFRGS e da Sociedade Brasileira de Física - SBF, que evidenciaram baixo número de trabalhos acerca de tal assunto. Outro ponto importante levado em consideração re ...
O presente trabalho é o resultado da elaboração, desenvolvimento e implementação de um produto educacional, constituído em uma sequência didática, que teve por tema o Movimento Circular Uniforme - MCU. A escolha do Movimento Circular efetivou-se após pesquisas exploratórias nos bancos do repositório Lume - UFRGS, Sabi - Biblioteca da UFRGS e da Sociedade Brasileira de Física - SBF, que evidenciaram baixo número de trabalhos acerca de tal assunto. Outro ponto importante levado em consideração refere-se ao fato de que nem sempre é possível alcançar este conteúdo programático durante o ano letivo e quando consegue-se, os alunos encontram grande dificuldade na compreensão dos conceitos envolvidos no MCU. Além disso, considerou-se características da região na qual estamos inseridos, rodeada por aerogeradores e pelo alto fluxo de bicicletas, utilizadas como meio de transporte ou prática de esportes, o que constitui um cenário bastante comum no cotidiano de nossos alunos, mas pouco notado por eles. A proposta deste produto educacional constituiu-se em uma sequência didática que utilizou a produção de um blog como ferramenta para o ensino e aprendizagem do Movimento Circular Uniforme, partindo da metodologia da Sala de Aula Invertida - SAI de Bergmann e Sams. A implementação do produto foi realizada no segundo semestre de 2021, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, no município de Tramandaí, RS, na modalidade regular, no turno da tarde. A sequência foi disposta em cinco encontros semanais, e teve sua elaboração fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, numa proposta de interação com estratégias didáticas de experimentação e resolução de problemas em discussões com o grande grupo. As situações problemas possibilitaram uma contextualização, a partir da qual o aluno foi levado a compor um cenário e a avaliar suas considerações. A experimentação foi abordada de forma que o aluno estabeleceu um elo entre os conceitos, leis e teorias, com o objetivo de refletir sobre a importância da exploração da atividade científica no Ensino de Física. Colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem foi a intenção deste trabalho ao propor a inserção de atividades ancoradas em metodologias ativas, contrapondo-se ao que acontece em grande parte das escolas que ainda reproduzem aulas sem oportunizar momentos de debates, por vezes, baseadas em exercícios repetitivos que acabam promovendo uma aprendizagem mecânica, sem oportunizar a construção de conhecimentos de forma significativa, o que pode contribuir para o desestímulo dos estudantes. Considerando os resultados obtidos nas atividades propostas verificou-se que esta sequência promoveu momentos de acolhimento, espaços de fala e pertencimento, acesso ao conteúdo nas mais diversas formas, comparação dos conhecimentos populares e conhecimentos científicos, resultando na ressignificação dos conteúdos. Percebeu-se também que a metodologia da sala de aula invertida e o blog alcançaram êxito ao possibilitar um primeiro contato dos alunos com o conteúdo no momento extraclasse, tornando possível uma participação mais ativa dos alunos nas discussões em sala de aula. Fatos esses que alinhados forneceram indicativos da ocorrência de aprendizagens significativas. ...
Abstract
The present work is the result of the elaboration, development and implementation of an educational product, constituted in a didactic sequence, whose theme was Uniform Circular Movement - MCU. The choice of Circular Movement was carried out after exploratory research in the Lume UFRGS, Sabi - UFRGS Library and Sociedade Brasileira de Física - SBF databases, which showed a low number of works on this subject. Another important point taken into account refers to the fact that it is not always po ...
The present work is the result of the elaboration, development and implementation of an educational product, constituted in a didactic sequence, whose theme was Uniform Circular Movement - MCU. The choice of Circular Movement was carried out after exploratory research in the Lume UFRGS, Sabi - UFRGS Library and Sociedade Brasileira de Física - SBF databases, which showed a low number of works on this subject. Another important point taken into account refers to the fact that it is not always possible to achieve this syllabus during the school year and when it is achieved, students find it very difficult to understand the concepts involved in the MCU. In addition, characteristics of the region in which we operate were considered, surrounded by wind turbines and the high flow of bicycles, used as a means of transport or sports, which is a very common scenario in the daily life of our students, but little noticed for them. The proposal for this educational product consisted of a didactic sequence that used the production of a blog as a tool for teaching and learning Uniform Circular Movement, based on the methodology of the Inverted Classroom - SAI by Bergmann and Sams. The implementation of the product was carried out in the second half of 2021, with students in the 1st year of high school, from a state public school, in Tramandaí, a city from RS, Brazil. In the regular modality, in the afternoon. The sequence was arranged in five weekly meetings, and its elaboration was based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, in a proposal of interaction with didactic strategies of experimentation and problem solving in discussions with the large group. The problem situations enabled a contextualization, from which the student was led to compose a scenario and evaluate his considerations. Experimentation was approached in such a way that the student established a link between concepts, laws and theories, with the aim of reflecting on the importance of exploring scientific activity in Physics Teaching. Placing the student as the protagonist of their learning process was the intention of this work by proposing the insertion of activities anchored in active methodologies, in contrast to what happens in most schools that still reproduce classes without providing opportunities for debates, sometimes based on repetitive exercises that end up promoting mechanical learning, without providing opportunities for the construction of knowledge in a significant way, which can contribute to discourage students. Considering the results obtained in the proposed activities, it was verified that this sequence promoted moments of acceptance, spaces for speech and belonging, access to content in the most diverse ways, comparison of popular knowledge and scientific knowledge, resulting in the resignification of content. It was also noticed that the methodology of the flipped classroom and the blog were successful in allowing the students to have a first contact with the content in the extra-class moment, making possible a more active participation of the students in the discussions in the classroom. Facts that aligned provided indications of the occurrence of significant learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
Coleções
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Multidisciplinar (2561)
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