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dc.contributor.advisorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Juliana Santos dopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T03:21:52Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254837pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por tema a formação inicial do professor de educação especial no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa documental do tipo exploratória, que tem como fonte as informações coletadas e divulgadas no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC) e nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciaturas em educação especial de Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Através da estatística descritiva, sistematizamos os cursos ativos e construímos um primeiro panorama. Posteriormente, realizamos a análise temática do PPC do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). O diálogo entre os cenários regional e nacional e as pesquisas recentes se efetivou pelas lentes do materialismo histórico-dialético. Como conclusão, destacamos que a formação inicial de professor em educação especial no Rio Grande do Sul é ofertada, predominantemente, pelo sistema privado de ensino (93%) e ocorre, sobretudo, na modalidade a distância (88,2%). A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é a única IES pública com oferta de cursos presenciais. A distribuição das IES e das vagas ocorre por polos e privilegia as regiões mais importantes economicamente. Do PPC analisado, salientamos o caráter propositivo da formação em detrimento da abordagem analítica do sistema educacional, em seus aspectos políticos, sociais e econômicos, assim como que a abordagem da educação especial e da deficiência se encontra fortemente enraizada no modelo biomédico. A partir da caracterização da formação dos professores do Rio Grande do Sul como privada, discorremos sobre o processo de transformação do conceito de educação como bem público para a educação como uma mercadoria. Ao se tratar a educação dessa forma, tem-se o fenômeno conhecido como mercantilização da educação, em que se coloca o lucro em primeiro plano em comparação ao valor pedagógico. Ainda, conclui-se que metodologias que consideram o aluno em sua totalidade dão lugar às estratégias que formam um profissional, visando satisfazer às demandas de mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation has as its theme the initial training of special education teachers in Rio Grande do Sul. It is a documental research of exploratory type, which has as a source the information collected and disclosed in the National Register of Courses and Higher Education Institute (e-MEC Register) and the pedagogical project of a course (PPC) of graduation in special education accredited by the Ministry of Education and Culture (MEC). Through descriptive statistics, we systematized the active courses and built a first panorama. Later, we carried out a thematic analysis of the PPC of the Leonardo da Vinci University Center (UNIASSELVI). The dialogue between the regional, national scenarios and recent research was carried out through the lenses of historical-dialectical materialism. As conclusions, we highlight the following: Initial teacher training in special education in Rio Grande do Sul is offered predominantly by the private education system (93%) and occurs mainly in the distance modality (88.2%). The UFSM is the only public HEI that offers in-class courses. The distribution of HEIs and vacancies occurs by locations, and privileges the most economically important regions. From the analyzed PPC, we highlight the propositional character of the formation, in detriment of the analytical approach of the educational system, in its different political, social, and economic aspects; and the approach of special education and disability are strongly rooted in the biomedical model. Based on the characterization of teacher education in Rio Grande do Sul as private, we discuss the process of transformation from the concept of education as a public good to education as a commodity. In treating education this way, we have the phenomenon known as the mercantilization of education, which puts profit in first place to the detriment of pedagogy. Furthermore, we conclude that methodologies that consider the student in his or her totality give way to strategies that form a professional aimed at satisfying market demands.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInitial teacher educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectMercantilization of educationen
dc.titleCenários da formação inicial de professores de educação especial no estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001162019pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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